UFRN sedia a II Conferência do Clima do RN

As inscrições para o evento são gratuitas e com emissão de certificado.
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 11 de abril de 2024

Natal será palco da II Conferência do Clima do RN (COP Clima RN), que reunirá pesquisadores, ambientalistas, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de representantes dos 167 municípios do estado. A meta é unir, nos dias 11, 12 e 13 de abril, interessados para apresentar dados e trabalhar em busca de soluções que possam promover uma maior conscientização da crise climática.

O tema da II COP Clima RN será: “Do sertão ao mar – a ocupação do território potiguar”, na busca em refletir sobre a relação entre o desenvolvimento econômico do Estado do RN e a proteção do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas que ocupam as cidades ou vivem na zona rural.

Em 2023, a I COP Clima RN teve como tema principal a necessidade de arborização das cidades, frente à desertificação e ao crescente aumento da temperatura. “Como resultado da I COP Clima do RN, publicamos uma Carta Oficial com 50 deliberações. Entre elas, o plantio de 5 milhões de mudas no Rio Grande do Norte. Já demos alguns passos nesse sentido, com o Projeto Arboriza Natal, que doou milhares  de mudas para várias cidades”, esclarece o professor Robério Paulino, presidente da Conferência.

O início do evento deste ano acontece no auditório da Reitoria da UFRN, às 18h do dia 11 de abril. No dia 12, haverá um circuito dinâmico de mesas temáticas sobre: Oceanos, Desertificação, Energias Renováveis e Comunidades Tradicionais. No último dia, 13, a programação conta com duas atividades práticas no viveiro do Projeto Arboriza Natal, com café coletivo e produção de mudas de árvores típicas do sertão, partindo para um mutirão de limpeza na praia de Ponta Negra. Todas as atividades serão encerradas com apresentações culturais.

“Sendo professora de uma universidade pública que tem forte compromisso social e ambiental, ao ser convidada para participar da II COP Clima RN, que trata de temas tão essenciais para todas as áreas de conhecimento, eu me senti ‘convocada’ a oferecer minha contribuição. Cada um de nós precisa ter consciência das marcas que, diariamente, deixamos no planeta terra. Juntos vamos construir respostas para muitas questões”, pontua a coordenadora da ação e professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), Glícia Azevedo.

Entre as instituições participantes da II COP Clima RN estão a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Assembleia Legislativa, Prefeitura de Natal, Câmara Municipal de Natal, Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público do RN e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

As inscrições estão abertas no site ou direto pela página pública do SIGAA da UFRN. As vagas são limitadas e contam com certificados emitidos mediante confirmação de presença.