VI Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal

Em sua sexta edição, evento que acontece de forma remota presta homenagem a quatro importantes pesquisadores da área.

Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 9 de dezembro de 2021

Com data marcada para os dias 20 e 21 de dezembro, professores, pesquisadores e estudantes se reúnem de forma online para a sexta edição do Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal. O evento anual, organizado por um grupo de professores de diversas Instituições de Ensino Superior do país, tem como foco a discussão do atual estado de conhecimento da Relatividade Geral, da Gravitação e da Cosmologia, enquanto promove a colaboração entre potiguares e pesquisadores das demais regiões brasileiras. As palestras acontecem às tardes, via Google Meet.

“Tradicionalmente, o evento celebra importantes nomes ou acontecimentos da área e este ano irá prestar homenagem a pesquisadores com inúmeras contribuições para a área que nos deixaram nestes dois anos fatídicos”, comentou o professor da Escola de Ciência e Tecnologia, João Vital da Cunha, sobre o tema do evento, este ano.

Aqueles que desejam participar do Workshop podem fazer inscrição no site do evento, tanto para apresentação de trabalho, quanto como ouvinte. Quem for apresentar trabalho, seja na modalidade oral ou pôster, deve informar o título no formulário de inscrição. Para efetivar a inscrição, deve ser paga uma taxa simbólica como depósito via pix, que será convertida em cestas básicas para doação a uma instituição de caridade. 

Dependendo do número de inscrições e devido a duração do evento, limitado a dois dias, os trabalhos submetidos na modalidade oral podem passar por uma seleção prévia. Além das apresentações orais, haverá ainda duas palestras com pesquisadores convidados, cada uma delas abrindo uma tarde de evento. Os nomes dos palestrantes ainda não foram confirmados, mas devem ser acrescentados em breve à programação do Workshop, disponível no site oficial do evento. 

Histórico do evento

O Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal teve sua primeira edição em 2015, ocasião em que celebrou os 100 anos da Relatividade Geral. O evento foi uma iniciativa entre professores de diversas instituições espalhadas pelo Brasil, sendo elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  e  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A ideia surgiu com o professor José Ademir Sales de Lima, que trabalhou anteriormente na UFRN e hoje atua na USP, ao propor realizar um encontro entre os pesquisadores do estado e do Brasil no final do ano, aproveitando que muitos deles retornavam ao Rio Grande do Norte para as comemorações de Natal. A intenção era suprir a falta de eventos relacionados à Relatividade Geral, Astronomia, Cosmologia e Gravitação na região. Dessa forma, os pesquisadores poderiam se reunir para discutir os trabalhos e estudos que vinham realizando na área. 

A primeira edição, que teve como tema os 100 anos da Relatividade Geral, foi um sucesso, o que garantiu que novas edições pudessem acontecer nos anos seguintes, sempre um pouco antes do Natal. No ano passado, o Workshop aconteceu pela primeira vez na modalidade remota devido à pandemia e teve como tema o centenário de Jayme Tiomno, um dos maiores físicos brasileiros. 

Para se inscrever e saber mais sobre o Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal, você pode acessar o site do evento neste link.


ECT abre seleção para monitoria de Pré-Cálculo e Cálculo I

A Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN está com as inscrições abertas, até o dia 24 de maio, para a seleção de monitores para as disciplinas de Pré-Cálculo e Cálculo I, com o coordenador Francisco Edson da Silva. As inscrições podem ser realizadas através da plataforma do SIGAA (Bolsas – Monitoria – Inscrever-se em […]

ECT promove curso de Álgebra Linear Intensivo

Acontece neste sábado, dia 21 de maio, o curso intensivo de Álgebra Linear promovido por alunos e professores da Escola de Ciências e Tecnologia. O evento, que vai até o dia 28 de maio, ocorrerá de maneira online, através da Plataforma Microsoft Teams, e terá como foco a revisão de Espaços Vetoriais Reais e seus […]

ECT retoma atividade de extensão de Física Clássica

As ondas são onipresentes na natureza. Estamos familiarizados com as pequenas ondulações da água em um lago, do som de uma flauta e da corda de um violão que vibra, mas qual é a física que governa esses fenômenos? Responder a essa questão é um dos objetivos principais do curso que acontece neste sábado, 21 […]