Alunos da ECT são destaque no XXXIII eCICT

O evento atraiu inúmeros estudantes para as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidas na universidade
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 7 de novembro de 2022

Entre diversos trabalhos submetidos de iniciação científica, três alunos da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) saíram premiados do congresso nas categorias inovação, trabalho destaque em ciências exatas e etapa virtual. O XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT) ocorreu no último mês, com temática Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Thiago Lopes, discente de Ciências e Tecnologia (C&T), com ênfase em Engenharia da Computação, teve seu trabalho Agricultura 4.0: Utilização do ESP32 para automatização de uma horta inteligente, agraciado como vencedor entre os 48 trabalhos submetidos na área de inovação. “Em suma, meu trabalho visa propor alternativas para solucionar as principais problemáticas na agricultura como, por exemplo, o alto consumo de água e a utilização de produtos químicos para atender a demanda de produção. Para isso, desenvolvemos uma tecnologia que permite o controle preciso da utilização da água para irrigação em um ambiente planejado, um protótipo do equipamento e um aplicativo mobile para realizar o controle’’.

Também graduando de C&T, Éder Xavier apresentou seu projeto de iniciação científica Busca por exoplanetas ao redor de sistemas binários compactos, expondo novos dados com relação a variação do período orbital do sistema binário compacto NN Serpentis, que podem indicar a presença de possíveis novos planetas para esse sistema. “Inicialmente houve o procedimento de redução de imagens e fotometria, a partir do software IRAF, com ferramentas internas desenvolvidas pelo time de evolução estelar e exoplanetologia da ECT, junto de métodos pré existentes e a partir disso, identificamos uma divergência considerável que sugere o fato daquele sistema abrigar apenas dois planetas’’, explica Éder.

E entre os 5 melhores na etapa virtual, está a animação sobre a temática Busca por Bioassinaturas na Atmosfera do Exoplaneta Wasp-46B, da aluna Alanna Khesley. “Vivemos em um planeta frágil, enfrentamos grandes dificuldades quanto ao aquecimento global e outros problemas que ameaçam a continuação da espécie humana e, por isso, a exploração espacial e a busca por novos planetas é de grande importância para as próximas gerações”, destacou Alana sobre a relevância da divulgação científica na área das ciências astronômicas.