Cometa Nordestino desperta interesse em astronomia na região metropolitana de Natal

Escrito por: Projeto Cometa Nordestino - ECT/UFRN | Publicado em: 23 de maio de 2024

Cerca de 120 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Extremoz, na região metropolitana de Natal, embarcaram em uma jornada pelo universo na última quinta-feira (17 de maio). A iniciativa, que contou com oficinas, experimentos e palestras sobre Astronomia, foi promovida pelo Cometa Nordestino, projeto de divulgação científica da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Guiados pelos bolsistas e professores da UFRN, os jovens exploraram temas como formação e expansão do universo, fases da lua, eclipses solar e lunar, estações do ano, descobertas de exoplanetas e vida fora da Terra. A iniciativa teve como objetivo despertar o interesse pela ciência, explorando temas ligados à Astronomia e Astronáutica, além de promover a inclusão social e o desenvolvimento do conhecimento científico na região.

Iniciativas como essa do Cometa Nordestino são fundamentais para despertar o interesse dos jovens pela astronomia e astronaútica”, afirma Aderson Araújo, professor de matemática da Escola Estadual Almirante Tamandaré. Para além da transmissão de conhecimento científico, a missão do Cometa Nordestino visa despertar sonhos e inspirar futuros cientistas, engenheiros e astronautas.

“Acreditamos que a educação é a chave para transformar a vida das pessoas”, destaca Leonardo Almeida, coordenador do Cometa Nordestino no Rio Grande do Norte. “Ao levar a ciência para as escolas públicas, buscamos democratizar o acesso ao conhecimento e abrir portas para que jovens de todas as vivências possam expandir seus conhecimentos e transformar suas realidades.”

Sobre o Cometa Nordestino

O Cometa Nordestino é um projeto de extensão da UFRN, financiado pelo CNPq, que leva conhecimento e experiências imersivas em Astronomia e Astronáutica para escolas públicas do Nordeste brasileiro. Através de oficinas, experimentos e palestras, o projeto busca despertar a curiosidade dos estudantes e incentivá-los a explorar o universo.