Comunicado sobre possível apologia à ideologia totalitária nas dependências da ECT

Escrito por: Ascom/ECT | Publicado em: 12 de abril de 2023
A Direção da Escola de Ciências e Tecnologia vem a público informar que recebeu na noite do dia 11 de abril uma denúncia de uma possível apologia ao nazismo feita por um estudante na Unidade. Imediatamente, iniciamos a apuração do fato e identificou-se que não houve, por parte do estudante, qualquer ato de divulgação ou externalização do pensamento Nazista. Observou-se em seu computador pessoal uma imagem que poderia ser associada ao Nazismo, mas, não houve divulgação realizada pelo estudante.

O estudante procurou voluntariamente a Direção na manhã do dia 12 de abril apresentando uma explicação para o ocorrido. Ao final do diálogo, ficou nítido e de comum acordo, que o estudante agiu de forma imatura, produzindo uma “brincadeira” com os amigos. Foi explicado ao estudante os danos e males que este tipo de atitude pode resultar e o estudante assinará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com algumas ações que objetivem dirimir quaisquer dúvidas sobre seu comportamento e atitudes. Durante a vigência desse termo, o estudante será acompanhado de perto pela Direção da Unidade.

Todos que fazem a Escola de Ciências e Tecnologia prezam pela formação cidadã e responsável, pautada em princípios como respeito, inclusão e combate a qualquer forma de discriminação, preconceito ou violência, e, portanto, não compactua com qualquer ideologia totalitária.