Cooperação entre Brasil e Alemanha reúne pesquisadores em evento

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 10 de outubro de 2023

Em uma colaboração de 18 anos de história, os programas Bragecrim e PIPC reuniram, nos dias 05 e 06 de outubro, alguns de seus colaboradores no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC/UFRN), para falarem sobre seus projetos, e avaliarem o nível da contribuição desses programas nas parcerias científicas entre Brasil e Alemanha, dentre elas a parceria da UFRN com a Universidade Técnica de Kaiserslautern, além de projetos com outras instituições.

Participantes reunidos na segunda manhã da conferência – Foto: Carllos Delfino

Ambos os programas, Bragecrim e PIPC, são iniciativas Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura, que tem o objetivo de apoiar e financiar projetos conjuntos de pesquisa. O professor da Escola de Ciências e Tecnologia, Fábio Sousa, liderou esta 15° versão do encontro, com foco na Indústria 4.0. “Queremos mostrar a estrutura da Universidade e a cidade de Natal, motivando principalmente a continuidade da parceria. Isso possibilita um programa de mobilidade que envolve bolsas, para que possamos enviar estudantes brasileiros para a Alemanha e vice-versa”, esclarece o professor.

“Hoje falamos sobre a continuidade do programa com novos projetos e novas oportunidades de trabalho bilateral. O foco é manter a iniciativa por mais anos, mais de trezentos pesquisadores brasileiros e alemães indo e vindo e muitos contatos com a indústria, visto que a manufatura é um dos setores econômicos que mais beneficia o país”, pontuou Enzo Frazzón, Coordenador científico do projeto no Brasil e que lidera outros projetos de Manufatura Avançada e Indústria 4.0.

Enzo Frazzón, Coordenador científico do projeto no Brasil e Michael Freitag, coordenador do lado alemão do Programa e professor da Universidade de Bremen – Foto: Carllos Delfino

Participaram também da conferência o Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Oppermann, para uma discussão sobre a parceria realizada pela Capes e a agência alemã Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), que é a organização central autônoma da comunidade de pesquisa alemã. Ao final do encontro, ambas as agências de fomento anunciaram a continuidade do programa, que em breve contará com novas chamadas.