ECT oferece curso de Desenvolvimento de Jogos Educacionais e Gamificação

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 12 de abril de 2021

Voltado para alunos de licenciaturas e cursos da área tecnológica, o curso acontece durante o mês de junho.

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o curso “Desenvolvimento de Jogos Educacionais e Gamificação”. A ação é coordenada pelo Professor Aquiles Burlamaqui, que é docente lotado na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e pela Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA) Akynara Aglaé, Doutora em Educação.

O curso busca mostrar aos educadores as possibilidades que os jogos educacionais podem ter. Segundo Aquiles, o objetivo principal é apresentar os caminhos para que os educadores atuem como desenvolvedores de jogos educacionais, principalmente na parte de especificação dos jogos, que é a etapa do desenvolvimento em que são descritos textualmente os objetivos educacionais e funcionalidades do jogo. Todas as descrições desenvolvidas no curso serão feitas no ColabEduc, plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais que também é iniciativa do Professor Aquiles.

No total serão 30h de carga horária, sendo 10h teóricas, composta por vídeos previamente gravados onde a teoria será desenvolvida, e 20h de carga horária prática, onde os inscritos desenvolverão as próprias especificações dos jogos e jogarão outros projetos já prontos. No curso serão abordados conteúdos como Jogos Digitais e Gamificação; Descrição de Games educacionais; Categorias de Gamificação; Game Thinking; Elementos de Jogos (Componentes, Mecânicas e Dinâmicas); Sistema LBA; Behaviorismo; Regras de Motivação; Design Thinking; Processos de Gamificação na Educação; Tendências da Gamificação.

O curso acontecerá de maneira online, através do Google Meet, Youtube e Discord. Os links para cada uma das plataformas serão disponibilizados para os inscritos através do email de inscrição. No total são disponibilizadas 100 vagas e o interessado deve realizar a inscrição através do Sigaa.

Saiba mais sobre ColabEduc aqui.