ECT oferece curso de introdução à espectroscopia

Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 26 de maio de 2023

O projeto de extensão Cometa Nordestino, da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, oferece o minicurso “Introdução à Espectroscopia”, ministrado pelo professor João Rodrigo Leão, que aborda a espectroscopia e suas aplicações na astrofísica moderna. O curso tem duração total de 6 horas, ministrado de forma interativa, com atividades práticas, quizzes e outros jogos.

Durante as aulas os alunos inscritos poderão entender como os espectros podem ajudar na análise de elementos químicos. Os encontros vão acontecer durante três sextas-feiras, com início no dia 02/06, no período da tarde, na sala 4 da ECT. A programação das aulas vai desde a introdução histórica até experimentos práticos, com o objetivo de treinar e expor os fundamentos físicos do assunto.

A espectroscopia é uma técnica desenvolvida para decompor a luz proveniente de estrelas, o que permite o conhecimento de sua estrutura química, assim como de outras matérias do espaço. Atualmente, é uma técnica estabelecida e muito utilizada na química, física, metalúrgica, ciência forense e astronomia.

O público alvo do curso são os bolsistas da ação de extensão Cometa Nordestino que trabalham com astronomia e astrofísica, além de alunos de graduação em física e engenharia que se interessam por astronomia e astrofísica. As inscrições, já disponíveis via Sigaa, também estão abertas para a comunidade externa à UFRN que se interessam pelo tema. Não são necessários pré-requisitos ou cursos anteriores.

Cometa Nordestino

O Cometa Nordestino é um projeto de extensão que incentiva a vocação científica nas escolas, com ações itinerantes de divulgação de ciências, particularmente relacionadas com a popularização da Astronomia e Astronáutica na região do Nordeste, nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte. As ações consistem em palestras, oficinas, sessões de planetário, exposições e observação astronômica, que favorecem o processo de aprendizagem por meio de um ensino que foge das aulas acadêmicas tradicionais.