ECT promove Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal

O workshop está em sua sétima edição e celebrará os 100 anos da elaboração da teoria da expansão do universo
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 1 de dezembro de 2022

Com sua primeira edição no ano de 2015, o Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal (WGCN) retorna este ano estreitando as colaborações entre pesquisadores potiguares e de outras regiões do Brasil. O evento foi planejado inicialmente de forma presencial, mas, devido à nova onda de COVID-19, será online. Promovido pela Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN, estarão presentes também professores das Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento celebra os 100 anos da elaboração da teoria da expansão do universo, a partir dos trabalhos de Alexander A. Friedmann, com implicações relevantes na teoria do Big Bang e objetiva descrever o que aconteceu no universo e como será o seu futuro. Ao final do evento, uma mesa redonda discute os desafios futuros da Ciência e Tecnologia na área. Integrante do comitê organizador e professor da ECT, Francisco Edson da Silva, explica que o workshop é um momento ímpar para discutir e conversar sobre Astronomia, Gravitação e Cosmologia.

Participantes do sexto encontro online do Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal – Arquivo pessoal

Para o coordenador da ação, o professor Carlos Eduardo Pellicer, o workshop é uma grande oportunidade para realizar novas colaborações. “É uma oportunidade para que os pesquisadores se encontrem, divulguem suas pesquisas e formem novas colaborações. É um momento ainda para que alunos de mestrado e doutorado se tornem conhecidos pelos seus pares e por possíveis futuros orientadores”.

O encontro ocorre nos dias 19 e 20 de dezembro, das 14h às 19h e as inscrições podem ser realizadas neste link. Espera-se a participação de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e alunos de iniciação científica que tenham interesse no tema.