ECT sedia Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 17 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte 2024 (CECTI-RN), em sua etapa territorial, que ocorre nesta sexta-feira, 19, no auditório D da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), com o tema “Ciência, Tecnologia & Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade”.

A ação conta com sessões temáticas a partir de mesas de debates e, ao final do dia, será realizada a criação de propostas para o plano de Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). O objetivo é mobilizar e articular a comunidade científica e demais agentes de CT&I do RN, para debater o atual panorama do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (SECTI/RN), e criar propostas e estratégias voltadas para a Política Estadual de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Rio Grande do Norte (PEDCTI/RN).

“É interessante que haja dentro da ECT e da UFRN essa visão ampla de desenvolvimento científico, tecnológico e inovador. Nossa Escola faz parte desse sistema que visa promover essa cultura. É muito importante termos acolhido este evento, que vai formar as novas políticas nacionais na área”, explicita o organizador do evento em Natal e professor da ECT Efrain Pantaleón.

Efrain também pontua que há uma busca constante em consolidar a participação dos jovens no acolhimento da ciência e tecnologia como ferramenta de desenvolvimento. “O simpósio que realizamos mês passado foi um grande feito dentro dessa proposta. Já elaboramos, inclusive, o livro que será lançado na conferência nacional, com foco em analisar as políticas públicas na área”, finaliza o professor. A publicação conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI/UFRN) e da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern).

Após um longo intervalo, o Governo do RN volta a promover a conferência, por intermédio da Fapern. A conferência faz parte da etapas territoriais, que são preparatórias para a etapa Estadual, que ocorrerá no dia 26 de abril em Natal, e integra também a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI).

As inscrições para o evento seguem abertas e podem ser realizadas através do link.