Egresso da ECT tem artigo publicado em revista Qualis A1

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 21 de setembro de 2020

O artigo intitulado “Rainfall And Streamflow Extreme Events In The São Francisco Hydrographic Region” (Eventos extremos de chuva e vazão na bacia hidrográfica do Rio São Francisco) foi publicado no último mês de agosto no periódico internacional International Journal of Climatology, da área de Geociências, classificado como revista A1 no Qualis/Capes.

O texto é fruto da dissertação de mestrado do discente Danilo Henrique Morais Castro Oliveira pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da UFRN (PPgCC/UFRN). Assinam ainda o artigo as docentes Kellen Carla Lima (Escola de Ciências e Tecnologia e PPgCC/UFRN) e Maria Helena Constantino Spyrides (PPgCC/UFRN). Atualmente, Danilo é aluno de doutorado pelo PPgCC.

Danilo em sua formatura com a professora Kellen. Fonte: Arquivo pessoal.

A partir de dados obtidos de 105 estações pluviométricas e 108 fluviométricas, compreendendo os anos entre 1987 a 2017, e utilizando métodos da Probabilidade e Estatística, tal como o modelo Distribuição de Valores Extremos Generalizada -GEV, no inglês-, o estudo faz uma abordagem das consequências de eventos climáticos extremos na região da bacia do Rio São Francisco, relacionados a fortes chuvas e vazões, e busca estimar quando e com qual intensidade tais eventos poderiam acometer a região.

Ao associar essa análise observando outros dados sociodemográficos, econômicos e de infraestrutura, foi possível evidenciar quais sub-regiões da bacia podem sofrer maiores impactos oriundos desses eventos climáticos, chamando atenção para a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas preventivas como forma de minimizar os danos. O estudo fez uma projeção para 5, 10, 50 e 100 anos.

Essa pesquisa é uma expansão da ideia que Danilo já havia desenvolvido enquanto bolsista de Iniciação Científica (IC) ainda na graduação, no curso de Ciências e Tecnologia, sob a orientação da professora Kellen, na mesma área de eventos extremos. Na época, o estudo fazia uma estimativa dos níveis de precipitação máxima nas nove capitais do Nordeste brasileiro e fazia projeções para os próximos anos.

O projeto se tornou objeto de seu trabalho de conclusão do curso de Engenharia Ambiental, onde obteve conceito máximo, e foi publicado no ano passado no periódico Qualis A2 Atmospheric Science Letters, da área de Geociências. A motivação da pesquisa foi uma contribuição para a sociedade em geral e os órgãos públicos competentes, de modo que eles fossem informados a respeito das perspectivas das chuvas que virão no futuro, disse Danilo.