O Projeto de Ensino Monitoria de Linguagem de Programação realizará mais um aulão, de forma presencial, sob coordenação do professor…
Matheus Ferraz Petrovich Pereira, de 25 anos, começou sua trajetória acadêmica no curso de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Após a conclusão do bacharelado, utilizou o diploma para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), e, simultaneamente, na graduação em Engenharia da Computação, ambos da UFRN. Para concluir o curso de Engenharia, Matheus realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma interdisciplinar usando Visão Computacional e Sistemas Embarcados, junto com uma série de habilidades artísticas, para recriar técnicas de animação de personagens utilizadas no cinema.
Após a defesa do mestrado, iniciou sua carreira profissional atuando como gestor de inovação em uma empresa de tecnologia em Natal e João Pessoa, mas a partir de uma vaga que surgiu no web site LinkedIn, o jovem conseguiu um emprego na emissora Rede Globo, e passou a integrar o time de pesquisa e desenvolvimento no Departamento de Inovação para Computação Gráfica. No dia 18 de janeiro de 2019, durante o programa Big Brother Brasil (BBB), edição 2019, em uma festa intitulada “BBB Arte”, os participantes tiveram acesso a um telão interativo, Matheus trabalhou diretamente com o processo de criação e desenvolvimento dessa tecnologia.
No telão, os personagens virtuais interagiam com os participantes, dançando juntos e reproduzindo seus movimentos. Escolas de arte e conceitos artísticos foram usados como inspiração para a estética dos personagens. “Foi um trabalho recompensante. Pude fazer desde a gestão do projeto, comunicação com as diversas equipes envolvidas até um pouco de conceituação artística e a operação na noite da festa”, afirma Matheus sobre o seu trabalho.