Egresso do PPgCTI tem estudo aplicado em programa de alta audiência

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 19 de março de 2019

Matheus Ferraz Petrovich Pereira, de 25 anos, começou sua trajetória acadêmica no curso de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Após a conclusão do bacharelado, utilizou o diploma para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), e, simultaneamente, na graduação em Engenharia da Computação, ambos da UFRN. Para concluir o curso de Engenharia, Matheus realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma interdisciplinar usando Visão Computacional e Sistemas Embarcados, junto com uma série de habilidades artísticas, para recriar técnicas de animação de personagens utilizadas no cinema.

Após a defesa do mestrado, iniciou sua carreira profissional atuando como gestor de inovação em uma empresa de tecnologia em Natal e João Pessoa, mas a partir de uma vaga que surgiu no web site LinkedIn, o jovem conseguiu um emprego na emissora Rede Globo, e passou a integrar o time de pesquisa e desenvolvimento no Departamento de Inovação para Computação Gráfica. No dia 18 de janeiro de 2019, durante o programa Big Brother Brasil (BBB), edição 2019, em uma festa intitulada “BBB Arte”, os participantes tiveram acesso a um telão interativo, Matheus trabalhou diretamente com o processo de criação e desenvolvimento dessa tecnologia.

No telão, os personagens virtuais interagiam com os participantes, dançando juntos e reproduzindo seus movimentos. Escolas de arte e conceitos artísticos foram usados como inspiração para a estética dos personagens. “Foi um trabalho recompensante. Pude fazer desde a gestão do projeto, comunicação com as diversas equipes envolvidas até um pouco de conceituação artística e a operação na noite da festa”, afirma Matheus sobre o seu trabalho.

Matheus, no centro da imagem, apresentando o estúdio de efeitos visuais e fazendo demonstrações de tecnologias nos Estudos Globo.