Formação interdisciplinar define curso de Ciências e Tecnologia

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 22 de janeiro de 2024

As inscrições do Sisu iniciaram neste dia 22 de janeiro e vão até o dia 25. Os resultados da 1ª chamada serão disponibilizados no dia 30 de janeiro de 2024. Diversas opções de cursos são oferecidas aos estudantes. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre elas, está o curso Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia, na modalidade bacharelado, vinculado à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

O curso Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (C&T) da UFRN possui carga horária total de 2400 horas e, para o ano de 2024, oferta 490 vagas em período diurno integral e 324 vagas no período noturno. Sua duração regular é de 06 (seis) semestres letivos para os ingressantes do turno diurno (MT) e 07 (sete) semestres letivos para os ingressantes do turno noturno (N).

A graduação em C&T mantém como essencial e diferencial a possibilidade de o discente, a partir de uma base comum em ciência e tecnologia, adaptar o seu percurso formativo ao longo do curso, a partir de seus interesses e desempenho acadêmico. Ele se baseia na ideia de diplomação intermediária do estudante, caracterizada pela flexibilidade de permitir a possibilidade de formação em 03 perfis internos de graduação: Interdisciplinar Geral, Interdisciplinar Direcionado e Formação para as Engenharias.

A partir disso, os estudantes constroem o seu currículo, de acordo com a área e a ênfase que se interessam em estudar no primeiro ciclo, e ao concluí-lo, recebem o diploma de Bacharel em Ciências e Tecnologia. O egresso pode escolher o caminho de continuidade formativa e seguir para o segundo ciclo oferecido pelas engenharias, ou fazendo uma pós-graduação, ou também já podendo entrar no mercado de trabalho com o nível de Ensino Superior.

Entre as possíveis ênfases estão: Aeroespacial e Astronomia, Computação Aplicada, Negócios Tecnológicos, Neurociências, Soluções e Tecnologias Sustentáveis, Tecnologia Ambiental, Tecnologia Biomédica, Tecnologia de Computação, Tecnologia de Materiais, Tecnologia Mecânica, Tecnologia Mecatrônica, Tecnologia de Petróleo e Tecnologia de Telecomunicações.

O Bacharel em Ciências e Tecnologia pode atuar no mercado de trabalho em áreas que se exijam o nível de graduação superior não especificada ou em áreas que se solicitem conhecimentos básicos das Ciências Exatas e da Tecnologia, seja no âmbito do setor primário, secundário, terciário ou terceiro setor. Ele pode atuar especificamente nas seguintes áreas: empresas privadas e instituições do setor público, setor de serviços em geral, organizações do terceiro setor, empreendimentos de base científico-tecnológica e instituições dedicadas ao planejamento e elaboração de políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O egresso de C&T também está apto a ingressar em um dos cursos de Engenharia vinculados ao Bacharelado Interdisciplinar: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Telecomunicações.

Já o curso de mestrado em Engenharia Aeroespacial tem como objetivo contribuir para o progresso regional e para a afirmação do Brasil como parte do seleto conjunto de nações com acesso ao espaço. Atualmente, o programa abrange quatro linhas de pesquisa distintas: Estudos Atmosféricos, Investigação Espacial, Tecnologia Hipersônica e Materiais e Tecnologias Aeroespaciais.