Grupo de pesquisa promove bate-papo sobre inovação e empoderamento feminino

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 15 de março de 2024

O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa em Hardware (GPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolve cursos e eventos para a comunidade na área de sistemas embarcados e microcontroladores. A ação conta com o apoio dos centros acadêmicos do curso de Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação, além do apoio do ProjetoMeg e o Wie, com atividades voltadas exclusivamente para o público feminino.

O bate-papo acontece no dia 22 de Março, às 16h30, no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC/UFRN) com a influenciadora Larissa Nicolas, mais conhecida como Graxinha. Ela vai compartilhar suas experiências de forma encorajadora, especialmente para todas as meninas que sonham em continuar trilhando o seu caminho no mundo da engenharia.

A ideia do encontro surgiu após o grupo notar a diminuição do público feminino nas atividades e na composição do GPH. Otávio Augusto, criador e presidente do grupo, fala sobre como acredita na importância e diferença que o bate-papo irá causar para os participantes. “A predominância masculina dentro do ambiente acadêmico de engenharia vem transformando as atividades e áreas de convivência em espaços inseguros para as mulheres. Ao trabalhar isso, é possível uma mudança e aumento da participação feminina dentro dos ambientes de pesquisa e ensino da universidade”, pontua Otávio.

O grupo já está com uma atuação de 1 ano e 3 meses, sendo responsável por promover cursos e eventos para os alunos de engenharia e externos à UFRN. O GPH também desenvolve a divulgação científica e de conhecimento por meio de postagens na internet e em seu perfil no instagram.

Sobre a palestrante

Larissa Nicolas é residente da cidade de Ibitinga no interior de São Paulo e viralizou na internet mostrando sua rotina de trabalho na oficina de motores elétricos do seu pai. Assim, por meio de suas redes sociais, ela procura transmitir os conhecimentos herdados de seu pai para outras meninas. Atualmente seu perfil conta com 422 mil seguidores e vem acumulando parcerias com empresas como a Weg, Petrobrás, Tractian, DisMotor, Bosch e ConduPasqua.