I Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica acontece nesta quinta

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 28 de fevereiro de 2024

“O protagonismo da ciência, tecnologia e inovação na transição energética e na qualidade de vida das pessoas” é o tema escolhido para debates e aprendizado do 1ᵒ Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica promovido pela Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN). O evento tem seu início nesta quinta, 29 de fevereiro, e as inscrições podem ser realizadas através do Sigaa.

O simpósio é uma parceria entre a ECT, o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI/UFRN), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec) e a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern). Neste momento interdisciplinar, espera-se a participação de entes do governo, academia, instituições de pesquisa, setor empresarial, comércio e serviços, e demais interessados no tema.

Já no segundo dia de evento, acontecem apresentações de artigos produzidos pelos próprios alunos da ECT ao longo do segundo semestre de 2023. “Os discentes são o centro deste evento e a expectativa é de que uns 25 a 30 trabalhos sejam apresentados pelos alunos da pós graduação. É importante termos organizado em um material sólido sobre o que é a ciência e tecnologia e como a juventude se coloca nessa posição de vanguarda sobre o que é inovação para a sociedade”, pontua o professor Efrain Pantaleon, docente da ECT e coordenador do simpósio.

Para além disso, o momento contará com três painéis principais de conteúdos. O primeiro busca trazer a visão da inovação no Brasil; o segundo, a visão internacional sobre o tema do evento; e, o último, a visão da juventude sobre como formar novos cientistas com esses novos projetos no Rio Grande do Norte. As expectativas do professor também são de que o evento faça parte dos conteúdos da 5° Conferência Nacional de Ciências e Tecnologia.

Confira a programação completa no site.