Mestrandos do PPgCTI são selecionados para programa virtual internacional

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 31 de março de 2021

Maria Eduarda Franklin e Italo Andrade, mestrandos do Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), foram selecionados para o programa virtual Doing Business in Brazil, da parceria com a universidade de Millikin. 

O Doing Business in Brazil é uma experiência internacional que acontecerá de forma virtual entre os dias 5 de abril e 12 de maio. No total serão 11 encontros que contabilizam 12h de carga horária. O projeto utiliza o estilo Human Centered Design, Design Centrado no Homem, em tradução livre, que consiste em dividir os participantes em grupos para trabalharem em problemas de uma empresa brasileira real. 

O processo seletivo consistiu na gravação de um vídeo falado na língua inglesa, em que a participante dizia o porquê deveria ser escolhida e como os conhecimentos que tinha poderiam ajudar no projeto. 

Segundo Maria Eduarda, o programa pode aumentar o conhecimento. “Eu acho importante ter essa conexão com as pessoas de diferentes países e trabalhar em soluções com potenciais para a indústria”, comentou a mestranda. 

Orivaldo Vieira, orientador de Eduarda, é Professor Adjunto da Escola de Ciências e Tecnologia e Professor do PPgCTI. Segundo ele, Eduarda sempre foi uma pessoa dinâmica, participativa e pró-ativa. “Outro ponto que chama muita atenção é seu enorme interesse em complementar seus estudos fora do país”, disse o professor que já enxergava o potencial inovador da mestranda desde o tempo de graduação.

Italo Andrade, o outro mestrando, foi, na verdade, convidado a participar do programa. No ano passado, Italo foi selecionado para participar do IMBA Virtual Immersion, semelhante ao Doing Business in Brazil. Foi por causa da participação dele no IMBA que Italo recebeu o convite para esta nova imersão. 

O propósito do PPgCTI é a produção de conhecimento científico-empreendedor e a formação de recursos qualificados que sejam capazes de desenvolver soluções tecnológicas voltadas à demandas sociomercadológicas. Um grande desafio diante da fragilidade do diálogo brasileiro universidade-mercado. Desde que a lei de inovação (2004) foi sancionada, há um esforço nacional voltado à promoção da cultura da inovação no país. O PPgCTI objetiva contribuir com esse esforço. As conquistas de Maria Eduarda e Ítalo, somadas a outras, sinaliza que o Programa está em uma boa direção para atender o seu propósito, comenta Zulmara Carvalho, coordenadora do programa.


PROGRAD abre inscrições para Reingresso de 2º Ciclo no Semestre 2022.2

Começa na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o processo de Reingresso nos cursos de 2º Ciclo da UFRN para o semestre 2022.1. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 30 de maio, exclusivamente pela Plataforma SECACA da Secretaria Acadêmica da Escola de Ciências e Tecnologia (secacademica.ect.ufrn.br). Ao todo, são disponibilizadas 320 […]

ECT promove 4º Aulão de Cálculo I

Acontece neste sábado, dia 14 de maio, o quarto aulão de Cálculo I, sobre Limites e Derivadas, no auditório F da Escola de Ciências e Tecnologia, de 8h55 até 12h30. Ministrada pela professora Simone Batista, a atividade tem por objetivo ajudar, através da revisão de conteúdos dados na disciplina, alunos e alunas do curso de […]

ECT oferta bolsa de apoio técnico no Laboratório de Eletrotécnica

O Laboratório de Eletrotécnica está oferecendo uma bolsa de apoio técnico para alunos dos cursos de Engenharia ou Ciências e Tecnologia, para atuar junto aos técnicos de laboratório do setor. O discente que tiver interesse em se inscrever, deve enviar currículo e histórico para o email alexandremagnus@ect.ufrn.br até o dia 16 de maio. O bolsista […]