Mestrandos do PPgCTI são contemplados com programa de inovação do SEBRAE/RN

Escrito por: Wagner Barboza e Francisca Pires | Publicado em: 2 de julho de 2020

Três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) foram selecionados no edital do PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO SEBRAELAB NATAL/RN – NEGÓCIOS INOVADORES DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL. O programa, que premia projetos que desenvolvem negócios de impacto social de base tecnológica ou digital, teve seu resultado final divulgado no dia 16 de junho e pode ser conferido na íntegra no site do SEBRAE/RN . Negócios que de alguma forma geram positivo impacto social e/ou ambiental dentro da comunidade onde estão alocados foram priorizados na avaliação.

Lana Cristina de Oliveira Souza, mestranda do PPgCTI da UFRN e orientanda do professor Orivaldo Vieira, Dr. em Ciência da Computação, teve seu projeto “Conecta-talentos” aprovado na seleção final do programa, divulgada no último dia 5. O projeto- que teve seu ínicio no ano passado, tem foco na recolocação de mulheres no mercado de trabalho e é pautado em questões de empoderamento e protagonismo feminino. Lana conta que, segundo o IBGE, no Rio Grande do Norte, cerca de 12% da população está desempregada e destes, 53% são mulheres, por isso ela aproveitou seus anos de experiência da área Organizacional de empresas para trabalhar na iniciativa. 

“Mulheres empoderadas geram impacto na comunidade” -Lana Cristina 

Logomarca do projeto Conecta-Talentos
(Fonte: Acervo pessoal de Lana Cristina)

“Somos uma plataforma WEB. Pretendemos, de forma prática, auxiliar na elaboração de currículos mais adequados; elaboração de conteúdo que diminua a distância dessas mulheres no mercado de trabalho, bem como instigar a conscientização de mulheres sobre sua realidade social. Integrando o programa do SEBRAE, o projeto terá  um acompanhamento de seis meses com consultores capacitados em áreas específicas para o sucesso do negócio.

O Programa segue o contexto da Agenda 2030 da ONU, visto que tem como objetivo atender demandas previstas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesse contexto, Lana destaca que essa é uma forma de instigar a participação do município em colocar em pauta a cultura de sustentabilidade. “Não sei se estou sendo muito otimista mas me alegra saber que o Rio Grande do Norte é o primeiro Estado do país a regular lei para negócios de impacto socioambiental!  Além da Lei, foi criado o comitê Estadual de Investimento e Negócios de Impacto social – CENIS.”, finaliza. 

“A Agenda contempla 17 ODS e 169 metas a serem alcançadas até 2030, envolvendo temas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, entre eles assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza. Os ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.”

EDITAL – 01/2020 SEBRAE

A iniciativa, que contempla os ODS 5 e 8 – referentes a Igualdade de Gênero e Trabalho digno, respectivamente- conta ainda com o engajamento de duas alunas do curso de Ciências e Tecnologia. Wygna e Laini foram apresentadas ao projeto pelo professor Orivaldo. Para Laini Teles o projeto representa muito aprendizado e superação, além de um intenso e prazeroso trabalho em equipe. 

Lana e as alunas Ana, Wygna e Laini trabalhando no nPITI/UFRN
Fonte: Acervo pessoal de Lana Cristina 

Wygna Yngrid, por sua vez, conta que acredita no propósito do projeto, não somente por ser mulher, mas também por já ter estado desempregada e saber da diferença que uma plataforma como a Conecta-talentos poderia ter feito na sua vida.

Para os próximos passos, Lana ressalta que eles estão desenvolvendo a Plataforma. Já se tem o domínio e hospedagem, mas eles seguem com os testes. O próxima etapa, segundo ela, será definir a contribuição de Machine Learning para que os processos seletivos sejam mais assertivos. 

Raphael Torres, outro mestrando do PPgCTI que foi contemplado pelo edital do SEBRAE, tem experiência profissional no ramo da indústria e percebeu um alto nível de churn (alta rotatividade de funcionários na empresa), o que acaba gerando desperdício de recursos com treinamento para profissionais que não tem perfil para o cargo em questão, como também, pessoas que tem o perfil mas não desenvolveram as competências necessárias para ele.

Logomarca do projeto IPA planejamento criativo e estratégico
(Fonte: Acervo pessoal de Raphael Torres)

Foi diante dessa premissa que surgiu a ideia para o projeto “IPA planejamento criativo e estratégico”, que tem como objetivo geral o desenvolvimento pessoal dos profissionais e ajudar as empresas identificar mais facilmente possíveis talentos. Sendo mais específico, o projeto busca desenvolver habilidades e perfil de empreendedorismo naqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho mas já tem capacidade para tal. 

Segundo o mestrando, o edital de aceleração do SEBRAE poderá contribuir com a avaliação da proposta de negócio, tornando o foco dos esforços no que realmente se apresenta viável, e também para que haja um aumento no networking junto ao mercado-alvo através das mentorias e rodadas de negócios. 

O projeto que é amplamente ligado ao ODS 9 “Indústria, inovação e infraestrutura” busca contribuir com a sociedade melhorando a competitividade de pequenas e médias indústrias através da redução de gargalos tecnológicos. Os próximos passos para o projeto são a captação de investimentos e a validação do plano de negócios.

Raphael Torres, durante o simpósio 2nd International Symposium on Technological Business.
(Foto: Acervo pessoal de Raphael Torres)

“Compreenda onde você quer chegar, e no que poderá fazer a diferença, trabalhe em algo para ser feliz. Compreenda o seu mercado de trabalho e seja um agente de transformação, não queira ser apenas mais um sem perspectiva ao sair do curso. Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”. Essa foi a mensagem deixada por Raphael a todos os estudantes da UFRN.

O último projeto do PPgCTI contemplado pelo edital é do mestrando Darllin Araújo. Intitulado “Plataforma de Gestão Conecta Água”, a iniciativa tem como objetivo gerir todos os procedimentos de entrega de água para população carente e começou com o propósito de melhorar a aplicação da meteorologia na vida das pessoas, indo além da previsão de chuva e gerando impacto social na acessibilidade da água para a população. Darllin conta que a idéia veio da sua graduação em meteorologia e da necessidade de  buscar sempre a aplicabilidade da ciência na sociedade.

Logomarca do projeto Conecta-Água
(Fonte:http://www.conectamapa.com.br/agua)

“O projeto se correlaciona com o ODS de número 6-Água potável e saneamento- uma vez que trata da segurança, transparência e acessibilidade da água em populações carentes no RN, gerando assim um impacto direto na sociedade” conta o mestrando. Quanto às dificuldades de inovar no contexto socioambiental, Darllin destaca o fato de existirem poucos investimentos na área no Rio Grande do Norte. “O setor de Inovação da FAPERN é desligada da realidade das startups socioambientais do Estado, não desenvolvendo meios nem o fomento necessário para as aplicações.” finaliza. Os próximos passos da aplicação de sua pesquisa será escalar a plataforma de gestão para a CAERN e Exército. 

Quer conhecer mais sobre o projeto?

Acesse: http://www.conectamapa.com.br/agua 

Logo do PPgCTI
(Fonte:http://www.ppgcti.ect.ufrn.br)

O PPgCTI é o programa de pós graduação vinculado à Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. Ele conta curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação (MPI) que tem por objetivo a criação de capital intelectual e processos que gerem cultura de inovação. Com duas linhas de pesquisas, sendo elas, Desenvolvimento de Tecnologias para Inovação e Gestão de Inovação, tem como foco na gestão da inovação e da informação. 

Essa não é a primeira vez que o PPgCTI ganha destaque com suas aprovações em editais de inovação. Recentemente, seis projetos foram escolhidos entre mais de 500 propostas no programa Centelha, também vinculado ao SEBRAE. Dois deles conquistaram lugar entre os quinze melhores da premiação. 

Conheça mais sobre o PPGCTI acessando http://www.ppgcti.ect.ufrn.br


Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]