Pesquisa desenvolvida no PPgCTI é aplicada na Sesap/RN

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 10 de outubro de 2023

Desempenhar um papel fundamental na gestão estratégica de pessoas, através de uma ferramenta que promove a valorização dos colaboradores e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais, foi o foco da pesquisa desenvolvida por Patrícia Angélica Torres, durante seu mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, defendida no último 27 de setembro.

A pesquisa desenvolvida contribuiu no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), um sistema para gestão de carreiras, que tem como objetivo atender às premissas dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), valorizar os profissionais do serviço público estadual de saúde, aperfeiçoar a qualidade da atividade pública desenvolvida pelo Estado do RN e racionalizar a estrutura administrativa. O PCCR é um sistema desenvolvido para a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), onde Patrícia trabalhava como servidora pública, no cargo de administradora.

Além disso, estabelece critérios claros e transparentes para a progressão profissional dos servidores, levando em consideração fatores como experiência, formação acadêmica, habilidades e tempo de serviço. “Tudo surgiu quando vi o edital do programa (PPgCTI) e estava na linha de pesquisa a inovação do setor público. Minha curiosidade foi com o tema ‘tríplice hélice’, onde era possível envolver academia, setor público e sociedade”, conta Patrícia, que trabalhou por dois anos em sua dissertação de mestrado.

A mestranda Patrícia Angélica Torres em sua defesa – Foto: Carllos Delfino

Zulmara Carvalho, professora do PPgCTI e orientadora de Patrícia, contou que a discente desenvolveu seis produtos, mas focou apenas no PCCR, que com seu grande impacto, alcançou mais de vinte e duas mil e setecentas pessoas, envolvendo os direitos de funcionários ativos e inativos.

O PCCR tornou a gestão mais ágil e engajada, melhorando a gestão de carreiras e renda das pessoas participantes. “A contribuição de Patrícia é extremamente relevante para a sociedade, para a Sesap/RN, e principalmente, para o PPgCTI e UFRN, porque ela traz uma grande inovação, a integração de um sistema tecnológico que impacta muitos servidores”, pontuou Antônio Carlos, analista técnico na unidade de gestão de pessoas do SEBRAE/RN, que fez parte da banca de avaliação como convidado externo.

A defesa aconteceu na sala 04 da ECT – Foto: Carllos Delfino

Para Carlos Alexandre, também avaliador da banca, Patrícia cumpriu o objetivo fundamental do PPgCTI, que é o desenvolvimento de um produto inovador. “Claramente ela gerou uma solução e mostrou como foi a aplicação. A metodologia foi muito bem feita e mostrou, com detalhes, os resultados que a solução dela gerou para o órgão público onde ela aplicou”.

Patrícia finalizou contando que o mestrado profissional dá a oportunidade de os estudantes se aprimorarem enquanto profissionais, capacitando para solucionar problemas complexos. “O PPgCTI contribui para que retornemos à sociedade a eficiência, economicidade, otimização de recursos e potencialização de resultados. Nossa formação, sem dúvidas, resulta em entregas de maior qualidade à comunidade, beneficiando-a com soluções mais eficazes e inovadoras”.