Pesquisadores da UFRN participam de eventos internacionais sobre Eletroquímica

Escrito por: Adrielen Vilela | Publicado em: 26 de setembro de 2025

Entre os dias 7 e 12 de setembro de 2025, professores e pesquisadores do Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada (LEAA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram do 76º Encontro Anual da International Society of Electrochemistry (ISE), realizado em Mainz, Alemanha. Com o tema “Electrochemistry: From Basic Insights to Sustainable Technologies”, o evento reuniu cientistas de diversos países para discutir avanços e soluções inovadoras voltadas à energia, sustentabilidade e meio ambiente.

Na ocasião, a professora Elisama Vieira dos Santos, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), foi uma das palestrantes principais (keynote lecture), apresentando resultados inéditos de suas pesquisas. Já o professor Carlos Alberto Martinez-Huitle, do Instituto de Química (IQ/UFRN), atuou como convidado e chair, conduzindo discussões em seu simpósio.

Também estiveram presentes os pesquisadores vinculados ao LEAA Karen Giovanna Duarte Magalhães, Luis Felipe Silva de Miranda, Luis David Loor-Urgilés e Sergio Fernández-Velayos, que representaram a nova geração de cientistas em formação, apresentando trabalhos desenvolvidos no Laboratório.

Na sequência, entre os dias 15 e 19 de setembro, os professores Elisama dos Santos e Carlos Martinez-Huitle, acompanhados da pesquisadora do LEAA, Jussara Camara Cardozo, participaram do Workshop de Eletrorefinaria de Orgânicos, promovido pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), na Espanha. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia Eletroquímica e Ambiental, coordenado pelo professor Manuel Rodrigo, da UCLM, e referência internacional na área.

A Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) é a principal instituição de ensino superior na região de Castela-Mancha, na Espanha. Crédito: LEAA.

Durante a semana de atividades, os pesquisadores da UFRN discutiram resultados em colaboração com o grupo espanhol, abordando temas estratégicos relacionados à transição energética e à eletrorefinaria de compostos orgânicos. A professora Elisama Vieira dos Santos apresentou a palestra “Eletrorefinaria de compostos orgânicos integrada à produção de hidrogênio”, destacando avanços recentes de seu grupo e perspectivas de aplicação sustentável dessas tecnologias.

A professora Elisama dos Santos realizou uma palestra sobre a integração da eletrorefinaria de orgânicos com a produção de hidrogênio verde. Crédito: LEAA.

A missão também incluiu visita ao Centro Nacional de Hidrogênio (CNH2), em Puertollano, na Espanha, onde foram apresentadas as principais linhas de atuação do centro, voltadas à eletromobilidade, produção, estocagem, transformação, implementação e regulação do hidrogênio. Na ocasião, os pesquisadores Jesús Rodríguez Ruiz, Roberto Campana Prada, Julia Isidro Elvira, Ángela Moratalla Tolosa compartilharam as qualificações do CNH2, reforçando o potencial de cooperação científica entre Brasil e Espanha.

No Centro Nacional de Hidrogênio (CNH2), em Puertollano, a equipe teve experiências com eletromobilidade, produção, estocagem e regulação do hidrogênio. Crédito: LEAA.

A participação nos dois eventos reforça a inserção internacional da UFRN na área de eletroquímica aplicada e evidencia o protagonismo de seus pesquisadores na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios energéticos e ambientais globais. Ter uma docente da ECT como parte dessa equipe, que possibilita a cooperação científica entre o Brasil e outros países, representa as fronteiras que o conhecimento pode ultrapassar e o lugar que a Escola ocupa na aliança em prol de um mundo melhor a partir da ciência.