Professor da ECT é selecionado como consultor da UNESCO

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 27 de fevereiro de 2024

O professor da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, José Germano Neto, agora integra o time da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e irá acompanhar o processo de mobilização e articulação das conferências livres que resultarão na 5° Conferência Nacional de Ciências e Tecnologia (CNCTI), que acontece no mês de junho, em Brasília. O professor foi escolhido através de um edital nacional, que selecionou pesquisadores de todo Brasil.

Germano Neto é graduado e mestre em Ciências Sociais pela UFRN e, atualmente,  ministra as disciplinas de Ciência, Tecnologia e Sociedade e Ética em Ciências e Tecnologia para o curso de Ciências e Tecnologia da UFRN. O professor enxerga como positiva a oportunidade pois terá contato com a diversidade da produção científica e tecnológica do país e região nordeste.

“Eu vejo que na UFRN temos diversas experiências que podem ser potencializadas a partir do processo da constituição da 5° conferência nacional. Sem dúvidas, é importante também para evidenciar o trabalho que a ECT tem realizado, visto que uma das características definidoras que me fez ser aprovado foi estar hoje em uma instituição que acolhe o maior curso de graduação presencial em engenharia no Brasil e com 15 anos de serviço prestado. Isso exibe cada vez mais a importância da interdisciplinaridade na formação de um profissional”, finaliza o professor.

Professor José Germano Neto – Foto: Luana Tayze

Sobre a 5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciências e Tecnologia ( 5ª CNCTI) tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Seu objetivo é analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, para propor futuramente recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.