Professora da ECT é empossada no Conselho Administrativo do PAX | RN

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, o Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX | RN) empossou representante titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a docente Zulmara Virgínia de Carvalho, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). A professora, bem como seu suplente Júlio Francisco Dantas de Rezende, professor do Departamento de Engenharia de Produção, foram indicados pelo atual Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

A escolha da docente deriva de seus 13 anos de pesquisa em Cultura e Ambientes de Inovação, além de seu estudo científico que investiga a implementação do paradigma da Indústria 4.0 nos setores produtivos. Em fevereiro de 2022, a professora Ângela Maria Paiva Cruz, ex-reitora da UFRN e uma das responsáveis pela fundação do PAX, convidou Zulmara para organizar o Fórum de Inovação e Negócios em Indústria 4.0. Em abril de 2023, a professora Ângela sugeriu à gestão da UFRN um elenco de nomes que poderia compor o conselho, entre os quais se incluía o nome de Zulmara.

Docente da ECT Zulmara Carvalho – Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Zulmara, um docente da ECT no Conselho de Administração de um Ecossistema de Inovação estruturante para o desenvolvimento da economia da inovação no RN indica a vocação ao empreendedorismo inovador da unidade acadêmica especializada. A professora destacou ainda o Parque como um ambiente estratégico para fomentar a cultura da inovação, promovendo a sinergia em atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre universidades e empresas.

Além de buscar consolidar ações em prol do desenvolvimento sustentável, social e econômico, o PAX visa fortalecer a posição do Rio Grande do Norte como polo de inovação tecnológica, tanto em âmbito local quanto global. A docente, que foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN entre os anos de 2018 e 2022, expressa sua alegria afirmando ser gratificante contribuir para um instrumento tão estruturante para o desenvolvimento socioeconômico na região norte-rio-grandense.

Sobre o PAX

Criado em 2022, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, PAX | RN, localizado em Macaíba, é uma síntese de uma disposição coletiva de diversos setores do Rio Grande do Norte para fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no Estado.

A iniciativa representa uma convergência entre parceiros fundadores e mantenedores, incluindo instituições de renome como Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC/RN), Prefeituras locais, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outras.