Professora da ECT recebe Prêmio Hans Viertler

O Prêmio Hans Viertler é outorgado a cada dois anos a associados quites da Sociedade Brasileira de Química
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 6 de junho de 2023

O Prêmio Hans Viertler acontece a cada dois anos a associados da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que tenham se destacado no desenvolvimento de pesquisa científica e/ou tecnológica e formação de recursos humanos em prol da sociedade. Nos dias 28 a 31 de maio, ocorreu a 46ª reunião anual da SBQ, no município de Águas de Lindóia. Em um encontro com uma sessão de homenagens, com a oportunidade também de conhecer as pessoas e suas histórias, a professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), Elisama Vieira dos Santos, foi a ganhadora deste ano.

A professora atua no grupo de pesquisa de Energias Renováveis e Sustentabilidade Ambiental, em áreas fundamentais relacionadas com a química e desenvolvimento de tecnologias visando a proteção e remediação do meio ambiente e produção de energia. As pesquisas que motivaram sua premiação são relacionadas com tecnologias de remoção de poluentes persistentes da água e do solo, eletrocatálise e fotoelectrocatalise, acoplamento de energias renováveis a processos eletroquímicos, eletrossíntese de oxidantes, valorização de resíduos e disseminação científica, além de ações para a igualdade de gênero. Nos últimos anos, ela tem aprovado projetos de pesquisas de grande relevância para o desenvolvimento sustentável.

Porfessora Elisama recebendo o prêmio Hans Viertler. Imagem cedida.

Elisama foi recentemente filiada à Academia Brasileira de Ciência (ABC), no ano de 2022, em um processo que acontece quando um membro titular da academia indica possíveis jovens pesquisadores promissores, radicados nas regiões do Brasil. A atuação como membro afiliado é importante em vários aspectos, desde a visibilidade da UFRN no âmbito científico, até o desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade, bem como formação de recursos humanos. Apenas quatro professores da UFRN encontrassem incluídos nesse seleto grupo de cientistas da ABC. Além disso, ser membro da ABC incentiva em participar ativamente das discussões científicas em prol dos avanços, sustentabilidade e impactos na sociedade brasileira.

A professora falou um pouco sobre o quão significativo é receber o prêmio Hans Viertler. “A atribuição desta premiação destaca o nível de excelência em pontos dentro da ciência que considero ser pilares para que possamos cumprir com as metas de um país sustentável. Além disso, eleva ainda mais o nível de comprometimento e responsabilidade para o desenvolvimento de pesquisa desenvolvida pelo laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada, do qual atuo, e me motiva a gerar mais colaborações entre o grupo de pesquisa do qual faço parte com outros diferentes. Espero também que esse reconhecimento, estimule o interesse dos alunos pelas áreas das ciências exatas e engenharias e jovens cientistas, especialmente mulheres, com grande potencial para Ciência, a fim de que elas também continuem com a trajetória acadêmica’’ finaliza a professora.

Professora Elisama na reunião anual da SBQ em palestra sobre Geração de hidrogênio a partir do tratamento eletroquímico de efluentes. Arquivo pessoal.

Desde 2016, Elisama tem recebido vários prêmios, como o Prêmio para Mulheres nas Ciências, concedido pela L’ORÉAL-UNESCO-ABC, e o prêmio de Green Electrochemistry concedido pela International Society of Electrochemistry em 2017. O recebimento desses prêmios foi um divisor de águas na carreira da professora como cientista, já que me permitiu ter financiamento para iniciar algumas pesquisas e lhe concedeu visibilidade para promover os projetos que estão relacionados com suas áreas de atuação. Por outro lado, esses reconhecimentos representam comprometimento e responsabilidade com a sociedade brasileira a fim de causar um impacto direto na sociedade com os resultados dessas pesquisas científicas. O prêmio Hans Viertler evidencia que as atuais pesquisas realizadas pela professora estão sendo conduzidas de forma correta e podem ter impacto social e econômico na sociedade brasileira a médio e curto prazo.