Professora da ECT representa UFRN em Conselho de Combate à Desertificação

Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 26 de julho de 2023

No dia 14 de julho, a professora Vera Castro, da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN (ECT/UFRN), tomou posse como parte integrante do Conselho Deliberativo de Combate à Desertificação. O momento aconteceu no Auditório do IFRN, no campus de Currais Novos, organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente e Saneamento.

O Conselho é uma instância estratégica da Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação no Estado do Rio Grande do Norte. A indicação da professora foi feita pela Reitoria, por meio do professor e ex-Diretor da ECT, Douglas Silva, e aceita por Vera com a sensação de revigoramento e resgate de um estímulo para participar de projetos de pesquisa e extensão, afirmou Vera. No evento, também estavam presentes os conselheiros das demais instituições, como a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Gabinete Civil do Governo do Estado, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, ONG’s, comunidades afetadas pela desertificação, setor empresarial e comunidades de assentamentos rurais.

À esquerda, a professora Vera Castro no Conselho Deliberativo de Combate à Desertificação

Vera Castro  foi ponto focal governamental do RN no que diz respeito ao processo da construção, elaboração e implantação do PAN/Brasil: Plano Nacional de Combate à Desertificação, no período de 2003 a 2008. Participou das discussões para a elaboração do Plano Estadual de Combate à Desertificação, coordenou projetos no Núcleo de Desertificação do Seridó como: “Impactos socio-econômicos e ambientais das barragens subterrâneas na microbacia do rio Cobra, Parelhas/RN”; “Orientação dos usos das águas subterrâneas na Cidade de Currais Novos/RN a partir da sua caracterização quali-quantitativa”. “Monitoramento da Salinidade das Águas das Barragens Subterrâneas da Sub-Bacia do Rio Cobra/RN a partir de uma Plataforma de Prototipagem Arduino”.

Na UFRN, atualmente coordena o projeto de extensão “Os Recursos Hídricos no Desenvolvimento do Geoturismo no Geoparque Seridó”, em que realiza um trabalho de ações de sustentabilidade hídrica na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte, sendo intimamente ligado ao Conselho, uma vez que as áreas do Geoparque estão inseridas no Núcleo de Desertificação.

Segundo a  Lei Estadual Nº 10.154, que detalha os princípios, prioridades e atribuições do Conselho, seu objetivo é ter representantes, professores e profissionais que venham trabalhar políticas públicas nas regiões com áreas suscetíveis à desertificação, articulando os diferentes usos dos recursos naturais e a proteção do ambiente.