A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC) publicou na segunda-feira, 02 de setembro,…
Foi divulgado na última sexta-feira, 10, o resultado preliminar do edital de fomento à pesquisa Mães Pesquisadoras, pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFRN). Entre as 25 propostas aprovadas, de um total de 122 submetidas, está o projeto de desenvolvimento científico e tecnológico Obtenção de materiais nanoestruturados à base de metais refratários para fins energéticos, coordenado pela professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), Camila Pacelly Brandão de Araújo.
Segundo a professora, a ideia do projeto surgiu a partir de um ajuste em sua antiga linha de pesquisa para as necessidades atuais, em nível mundial, relativas às demandas energéticas e ambientais. Dentro do seu objeto de estudo, se encontram materiais de alta tecnologia, oriundos dos recursos minerais potiguares para reações que possam produzir hidrogênio ou armazená-lo, as quais são grandes demandas para uma virada de chave ambiental. Camila espera que o estudo possa contribuir para uma efetiva melhoria nas ferramentas disponíveis para o combate às mudanças climáticas.
Inicialmente, a previsão era que apenas 10 propostas fossem selecionadas. Contudo, em razão da grande demanda e do mérito científico das proponentes, a Propesq, seguindo o item 4.4 do Edital, aprovou mais 15 delas. “Me senti muito feliz, uma vez que foi em razão desse aumento que meu projeto pôde ser contemplado, com certeza a decisão foi absolutamente baseada no mérito científico, só posso me sentir lisonjeada em fazer parte desse grupo seleto”, comemora a professora que é mãe de duas crianças de 6 e 2 anos.
O principal objetivo do edital é apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), nas diversas grandes áreas do conhecimento, coordenados por mães pesquisadoras da UFRN, garantindo, assim, oportunidades para sua progressão e permanência na carreira científica. O público alvo foi direcionado a docentes do quadro permanente da UFRN que são mães de criança(s) de até 12 anos de idade
ou de filho(a) com deficiência sem limite de idade.
Confira no link a lista dos projetos contemplados. O resultado final está previsto para ser divulgado em 5 de junho.