Projeto de extensão une ciência e sociedade em palestras na ECT

Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 23 de agosto de 2023

Pensando em estabelecer um diálogo entre ciência e comunidade universitária, o projeto de extensão Colóquios da ECT oferece uma programação de conferências, em que aborda as ciências contemporâneas, a sociedade e suas problemáticas, em um ambiente de reflexão entre professores e estudantes. Os encontros acontecem no Anfiteatro da ECT, às quintas-feiras — salvo o primeiro, que ocorre no dia 13 de setembro (quarta-feira), às 17h — mediados pelo professor e coordenador da ação Hector Carrion.

Os convidados incluem docentes e pesquisadores da UFRN, com reconhecidas trajetórias nos assuntos de cada palestra. No primeiro dia, o tema da palestra será Ciência e Valores, ministrada pelo professor Vincenzo Ciccarelli, do Departamento de Filosofia. Os encontros seguintes abordam Efeito Dunning Kruger e dissonância cognitiva; Prática empreendedora no capitalismo brasileiro; Determinismo na mecânica quântica; e Computação quântica para leigos.

Segundo o professor H. Carrion, as conferências tocam temas relevantes e atuais para a ciência e a sociedade. Neste primeiro momento, vai-se “discutir ciência e valores, tendo em conta as profundas implicações das ações dos pesquisadores em ciências e tecnologia para com a humanidade e sua sobrevivência. Por exemplo, o efeito nefasto das bombas nucleares, armas químicas biológicas que as grandes potências continuam a pesquisar e desenvolver”, afirma o professor. Outro assunto pertinente, ainda segundo o professor Carrion, é o comportamento das grandes potências em relação à distribuição das vacinas durante a pandemia da covid-19.

A participação é aberta a todos e disponibiliza certificado de participação em eventos acadêmicos diversos, contando como horas complementares para os discentes. Os interessados podem acompanhar mais informações no site do projeto. As inscrições são feitas via Sigaa.