Projeto traz dicas e informações para universitários através de canal no Youtube

Escrito por: Louise Germano | Publicado em: 22 de agosto de 2022

Ingressar em uma pós-graduação ou seguir uma carreira universitária, seja como docente ou pesquisador, pode ser bastante desafiador caso não haja uma preparação adequada. O canal Carreira Universitária é um projeto de extensão idealizado pela professora Alana Driziê, que objetiva a disseminação de informação acadêmica e mostra-se como uma ferramenta de preparação e orientação, criando um espaço para interação e diálogos entre alunos e professores.

O espaço criado em 2017, através da plataforma online Youtube,  é amplamente utilizado por educadores para produção de conteúdo. Com cinco anos de atividade e mais de 26.000 inscritos, 1.500.000 de visualizações, o canal possui uma frequência mensal de postagem de conteúdo, sendo abordado temas como produção de gêneros científicos, escrita acadêmica, dicas para apresentação oral e estratégias de como passar em concursos. Além disso, Alana traz uma temática de grande importância para mulheres, que é como conciliar e enfrentar todos os desafios da maternidade e pós-graduação.

Atualmente, no Brasil, temos cerca de 0,5% da população formada em pós-graduação stricto sensu, de acordo com dados do Portal do MEC. A coordenadora do projeto Alana Driziê afirma que a realidade do nosso país é que o Plano Nacional de Educação em vigência ainda tenta universalizar etapas da educação básica em nível fundamental e médio. A pós-graduação é um mecanismo de especialização que é imprescindível para a área acadêmica e, ainda assim, está distante de uma parcela da população.

“É preciso popularizar conhecimentos sobre essa etapa de ensino para que cada vez mais as pessoas saibam o papel da pós-graduação e como acessá-la.”, afirma Alana. A expectativa do projeto é atingir alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciências e Tecnologia, bem como de outros cursos da UFRN e de outras instituições de ensino, além de pessoas interessadas na temática, de modo a garantir novos aprendizados.

Seguindo o cronograma de postagens, nesta sexta-feira (26), a professora irá abordar a temática “projeto de pesquisa”. Para conhecer o canal é só clicar aqui.