Projetos da ECT são contemplados com recursos do Programa Centelha

Escrito por: Carllos Delfino | Publicado em: 4 de janeiro de 2023

Após três fases de avaliação, o Programa Centelha RN divulgou o resultado final dos aprovados no edital que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Norte. 150 projetos foram selecionados na primeira fase, mas apenas 25 destes foram finalistas, sendo contemplados com R$ 53.333,00 em subvenção econômica, não reembolsável, oferecidos pela FNDCT/FINEP e SEBRAE. Dentre os 25 projetos finalistas, 04 são vinculados à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), da UFRN.

Dentre os contemplados, está o Software de estimativa de pose e análise de movimento para exercícios, projeto do aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) Leandro De Souza Rodrigues, que, a partir de agora, vai poder usar os recursos do Centelha para obtenção de materiais, consultorias e serviços de terceiros. “Ao fim do investimento, espera-se que o projeto se converta em um produto e já tenha alguns clientes usando o sistema”, expecta Leandro.

Outro projeto contemplado foi o Do campo à Mesa: Sistema de Comercialização e Logística, idealizado pelo mestrando do PPgCTI, Francisco Belarmino De Macedo Neto, que visa a integralização de consumidores, produtores, agroindústrias e entregadores, aproximando o campo à cidade. O projeto foi um dos melhores classificados do Centelha, permanecendo em terceiro lugar desde a segunda fase do programa.

Francisco, que já teve outros dois projetos aprovados em editais e já arrecadou mais de um milhão de reais, espera que com os recursos provindos do Programa Centelha consiga adquirir equipamentos, consultorias e serviços de internet/software necessários para o desenvolvimento do projeto. “O Programa Centelha, assim como outros editais de fomento, é extremamente importante para ajudar a desenvolver projetos e permitir que as pesquisas ingressem no mercado”, destaca o mestrando.

Já para Maria Eduarda Franklin Da Costa De Paula, criadora do Ortech, startup que cria sistemas de alta complexidade no ramo da fisioterapia, elaborar um projeto tecnológico não é uma tarefa fácil. Existem várias burocracias, do ponto de vista jurídico, contábil e até mesmo da própria tecnologia, que precisa se sustentar através de mão de obra e serviços terceirizados. “Recursos como esse do Programa Centelha é primordial para ter fôlego de desempenhar um projeto”, conta a criadora do projeto que também foi aprovado no edital.

O resultado final saiu no dia 21 de dezembro de 2022 e você pode conferir a lista completa dos aprovados clicando aqui.