Projetos da ECT são selecionados para 1º fase do Programa Startup Nordeste

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 17 de janeiro de 2024

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) tornou público, no dia 5 de janeiro,  o resultado preliminar do Edital n.º 09/2023, do Programa Startup Nordeste – Rio Grande do Norte, 2ª Edição, onde 200 projetos foram aprovados para participarem da primeira fase (pré-aceleração). Entre essas propostas, 17 são desenvolvidas por discentes e docentes vinculados à Escola de Ciências e Tecnologia.

Entre os trabalhos está o projeto Sensar, liderado pelo egresso em Ciências e Tecnologia (C&T) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), Luiz Felipe Santana. O Sensar propõe o monitoramento de equipamentos industriais por meio da Internet das Coisas (IoT), implementando sensores inteligentes em máquinas e equipamentos industriais com o objetivo de coletar dados em tempo real sobre as condições de operação, tendo foco especial em vibrações.

De acordo com o estudante, esses sensores estão conectados à Internet, permitindo que a transmissão contínua de dados seja feita para a plataforma central. A análise desses dados é realizada utilizando algoritmos avançados, que podem detectar padrões de vibração anormal ou indicativos de desgaste em componentes mecânicos, sendo possível a identificação proativa de potenciais falhas, permitindo que as equipes de manutenção intervenham antes que ocorra uma parada não programada.

O professor Orivaldo Santana, orientador do discente no PPgCTI, acrescenta que o projeto encontra-se em uma fase avançada de negociação e já está em testes práticos em indústrias do Rio Grande do Norte.

O Startup Nordeste é uma estratégia de desenvolvimento regional que tem o grande objetivo fomentar e desenvolver startups, em estágio de ideação, baseadas na região Nordeste. O programa ocorre em três fases até a divulgação final dos selecionados. Caso queira saber mais detalhes do cronograma, visite o site (https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnern2).

Confira abaixo todos os empreendedores da ECT e seus projetos aprovados nesta fase:

• Construflow;
  • Do Campo à Mesa;
  • App SisTEA;
  • Aula Zero;
  • General System Integrated;
  • GS Conecta;
  • Ibarco Cargas;
  • INCAAS – Ciclos Inovadores;
  • IndikAI – App Web Gameficado para Clube de Benefícios com Uso de Inteligência Artificial;
  • InstruNow;
  • inSystem LTDA;
  • MindForest;
  • Sci2Biz – Ensino e Aprendizagem Eficientes;
  • Sensar;
  • Shrimp Eco Analytics;
  • SISPREV;
  • WLF;

Confira também a lista completa, basta acessar este link.