A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu nesta terça-feira, 15, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI),…
Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) integram o Comitê Técnico de Inovação (CTI), que será responsável por orientar nas demandas referentes à inovação os setores de maior abrangência, como saúde, segurança, educação, situação social, entre outros. O comitê tem como objetivo monitorar internamente a execução do Programa Catalisa GOV no município de Natal/RN e atuará com foco nas compras públicas voltadas à adoção de soluções tecnológicas.
A comissão do CTI é formada por representantes de secretarias municipais, instituições acadêmicas, sociedade civil, setor empresarial e especialistas com experiência em inovação. O comitê funcionará como uma espécie de conselho consultivo para a atual gestão da prefeitura do Natal, ou seja, irá conduzir as Compras Públicas de Soluções Inovadoras (CPSI) e os trabalhos executados pelos membros do comitê serão respaldados pela lei de inovação – 10.973/2004 e sua atualização, a lei 13243/2016 e o decreto 182, conhecido como Lei das Startups.
Como representantes das instituições de ensino superior foram nomeados os professores da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), Gláucio Bezerra Brandão (titular) e Orivaldo Vieira de Santana Júnior (suplente).
O professor Gláucio ressalta a importância por ser a primeira secretaria de inovação no município de Natal/RN e conta que as expectativas são altas para a integração da UFRN às novas demandas da sociedade. “Sendo a primeira secretaria de inovação de nosso município no tema, e dada à depressão pedagógica que as instituições de ensino estão passando, derivada da quase total desconexão com o mercado, surge uma grande oportunidade para que a universidade acorde e jogue para o mundo um potencial gigantesco que está adormecido.” relata o professor.
A primeira reunião para execução do programa Catalisa GOV ocorreu na segunda-feira, dia 26 de junho, via google meet. O programa catalisa GOV é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com entidades do ecossistema de inovação, cujo objetivo é fomentar a inovação no setor público.
A importância de ter representantes da UFRN no Comitê Técnico de Inovação é uma ponte para aproximar a universidade do setor público e agregar de forma significativa, buscando incentivar e aproximar alunos do mercado de trabalho, criando, assim, novas soluções tecnológicas e fortalecer essa interação entre ensino superior e setor público.