Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal celebra centenário do nascimento de Jayme Tiomno

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 8 de dezembro de 2020

Nos próximos dias 17 e 18 de dezembro acontece o 5° Workshop de Gravitação e Cosmologia em Natal (WGCN). O evento é uma iniciativa de professores de várias instituições de ensino superior, entre elas: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Observatório Nacional (ON).

Este ano será celebrado o centenário de nascimento de um dos maiores físicos brasileiros, Jayme Tiomno. Um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), ele foi um dos maiores físicos de partículas do Brasil, contribuindo para o estudo das partículas elementares e para o entendimento de como essas partículas interagem, também contribuiu para a Relatividade Geral e a Gravitação.

O workshop será realizado de maneira remota utilizando o Google Meet ou o Google Classroom. Serão dois encontros de 4h cada, começando às 14h e terminando às 18h.

Em cada dia haverá uma palestra de 40 minutos e oito apresentações de seminários com 20 minutos cada que serão feitas por alunos e professores inscritos no evento. As inscrições podem ser feitas pelo através do link https://forms.gle/i2TxSfiDc73atG4LA .

No sábado, dia 19, será realizada, também pelo Google Meet, a Escola de Divulgação Científica, que será uma tarde de colóquios para os estudantes de graduação. Para se inscrever acesse o link https://forms.gle/M5MY7qfo8jRKdzoB6. A escola contará com 3 colóquios, são eles:

1) Escalas de Distâncias Cósmicas – Prof. Dr. Alexsandro Pereira Lima (ECT/UFRN)

2) Ondas Gravitacionais – Prof. Dr. Francisco Edson da Silva (ECT/UFRN)

3) Vida no Contexto Cósmico, Astrobiologia & Zona Habitável – Profa. Dra. Rose Clívia Santos (UNIFESP)

Os links de acesso às salas do Google Meet tanto do WGCN, quanto da Escola de Divulgação Científica serão enviados 48h antes do evento para o email dos inscritos.