XIII Geopolíticas Petróleo e Transição Energética traz workshop Margem Equatorial – Etapa II

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 27 de novembro de 2023

O ciclo de debates denominado “GEOPOLÍTICAS” é uma iniciativa organizada pela Associação Profissional de Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN), em parceria com a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A comissão científica do evento é formada pela professora Helenice Vital do Departamento de Geologia e a professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) Mary Nogueira.

O objetivo é congregar representantes de instituições de ensino, órgãos, empresas e entidades para discussão e proposição de políticas públicas nacionais, regionais, estaduais e municipais, relacionadas à Geologia e temas correlatos, de forma integrada, e que vem sendo desenvolvido em vários estados, buscando divulgar e incrementar a ação dos geólogos junto à sociedade.

A primeira etapa do evento ocorreu de 20 a 23 de novembro na UFERSA – Campus Mossoró, sendo a segunda etapa agora nos dias 27 e 28 de novembro no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRN em Natal. Nesse segundo momento, serão contemplados debates sobre as estratégias no mar da Margem Equatorial Brasileira para contribuir com a transição energética brasileira.

Entre os palestrantes da segunda parte de palestras também está a professora da ECT Elisama Vieira dos Santos, com o tema “Potencialidade do Brasil para o mercado de hidrogênio e carbono”, no dia 28, a partir das 14h. Será tratada a importância do conhecimento do fundo marinho bem como do planejamento espacial marinho para o desenvolvimento sustentável do mar da margem equatorial com a exploração de petróleo, recursos minerais, energia eólica offshore e hidrogênio verde.

As inscrições ainda podem ser realizadas através do link no site.