Aluno da ECT publica estudo em evento internacional

Escrito por: Louise Germano | Publicado em: 25 de julho de 2022

Pesquisa realizada pelo aluno Richardson Menezes “PyMiceTracking: An Open-Source Toolbox For Real-Time Behavioral Neuroscience Experiments” é publicada no maior evento da área de Visão Computacional e Machine Learning. O Computer Vision and Pattern Recognition Conference (CVPR) aconteceu em junho deste ano, em New Orleans (EUA). Além da conferência principal, o evento trouxe vários workshops e cursos de curta duração, ocorrendo de forma híbrida (presencial e virtualmente).

O estudo, que contou ainda com a colaboração de Aron de Miranda, pesquisador do Instituto do Cérebro, trata do desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxiliar experimentos de neurociência utilizando animais, permitindo, assim, o avanço das pesquisas na área e elevando os limites do desenho de experimentos. ”A publicação mostra como a computação pode servir de ferramenta para outras áreas. Exibe também o impacto da multidisciplinaridade científica e da criatividade brasileira para resolver problemas, característica nossa, reconhecida no mundo.”, afirmou Helton Maia, professor orientador do projeto.

Richardson, atualmente estudante do curso de Engenharia da Computação e pesquisador em aprendizado de máquina, robótica e visão computacional, conta que a influência do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de Ciências e Tecnologia no projeto foi imensurável, não apenas por fornecer a estrutura necessária para o desenvolvimento da pesquisa, quanto por criar um ambiente em que ideias e pesquisas assim floresçam. O aluno afirma que é muito gratificante ver os projetos para os quais se dedicou tanto tempo atingindo patamares inimagináveis. Além disso, ter a possibilidade de mostrar a excelência da pesquisa brasileira mundo afora é essencial para o fortalecimento nos investimentos para a ciência no país.

A publicação da pesquisa traz um avanço significativo na área tecnológica. Segundo o estudante, a ferramenta proposta tem impacto direto nas pesquisas realizadas na área de neurociência, pois além de possibilitar a análise automática dos dados, os pesquisados podem agora projetar experimentos mais sofisticados para os quais os volumes de dados gerados seriam inconcebíveis de serem processados por um humano.

Clique aqui para conferir como o estudo foi realizado.