A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN se destaca mais uma vez no cenário acadêmico, com sete trabalhos…
Os alunos Luís Loor e Rainy Souza, dos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia Química da UFRN, respectivamente, foram selecionados para participar do curso de intercâmbio regional sobre Hidrogênio Verde, que acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante os dias 20 e 26 de agosto. A oportunidade aconteceu por meio do envio de um projeto para a Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento (GIZ) que, em parceria com a UFRJ, realiza trabalhos de desenvolvimento sustentável.
O projeto em destaque, “Conversión fotoelectrocatalítica de águas residuales textiles a hidrógeno verde y ácidos carboxílicos: Nuevo concepto de transición energética”, propõe rotas e tecnologias para a produção, armazenamento ou aplicação de H2 verde.
Com orientação da profª Elisama dos Santos, da Escola de Ciências e Tecnologia, como também do prof. Carlos Martínez-Huitle, do Instituto de Química, Rainy e Luís trabalharam no projeto no Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada, do Grupo de Pesquisa de Energias Renováveis e Sustentabilidade Ambiental, desenvolvendo estudos experimentais e tecnológicos para a produção de hidrogênio verde, e produtos de valor agregado, utilizando tecnologias eletroquímicas com TRL 5-7.
O curso permite que os discentes trabalhem com eletrolisador de H2, ônibus de H2, além de um laboratório de catalisadores. Ainda durante o estudo, Rainy e Luís terão contato com especialistas na área de energias renováveis, contribuindo para a transferência de conhecimento e experiência acadêmica após a reintegração dos alunos ao grupo de pesquisa.
Até o momento, os discentes conheceram alguns laboratórios, até mesmo os que estudam a parte de potência e energia, como também os conversores, podendo aprender como acontece a captação e conversão de energia para ser usada na produção de hidrogênio.
A participação dos discentes será de grande importância para a UFRN, uma vez que permitirá estabelecer redes de colaboração entre as Instituições participantes, dando visibilidade às pesquisas relacionadas com hidrogênio verde desenvolvidas na Universidade Federal potiguar. Desse modo, promovendo o incentivo à pesquisa de alto nível na região Nordeste, e a formação de recursos humanos qualificados.
Dentre os outros países que tiveram projetos selecionados, estão Colômbia, México, Argentina, Chile, Costa Rica e Honduras. No Brasil, foram 2 trabalhos aprovados.