Docente da ECT cria campanha para arrecadar notebooks

A professora Edna Rangel está organizando uma rede de apoio para doação de computadores e também mão de obra para conserto para beneficiar alunos.

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 7 de agosto de 2020

Durante a realização de uma atividade no Período Letivo Suplementar Excepcional da UFRN, 2020.5, a professora da Escola de Ciências e Tecnologia, Edna Rangel, recebeu um pedido que chamou sua atenção. Um aluno pediu fotos das atividades e relatou os problemas que estava enfrentando para assistir aulas e acessar materiais, pois tinha apenas um celular para acompanhar o semestre virtual. 

Logo, a docente percebeu que esse não era um caso isolado, pois vários alunos apresentaram o mesmo problema. A partir daí surgiu a iniciativa de doação e conserto de aparelhos eletrônicos para ajudar esses discentes. “Só quero que nossos alunos possam estudar no remoto, num computador usado, velhinho, mas com condições reais de lutarem por seu espaço no mundo do trabalho e na vida”, afirma a professora. 

Os primeiros notebooks foram doados por Edna e seus familiares. Em seguida, a rede de apoio foi crescendo cada vez mais. Segundo Edna, o projeto já recebeu doação até de outros estados. Inicialmente, os beneficiados serão alunos das turmas de Práticas de Leitura e Escrita I e Metodologia da Pesquisa Para o Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências e Tecnologia, que motivaram a campanha. Depois, outros alunos da ECT, em seguida da UFRN. 

Em parceria com o Diretório Acadêmico (DAECT), Coordenação e Direção da Escola de Ciências e Tecnologia a professora está elaborando um cadastro, similar ao cadastro único, para que as doações sejam direcionadas para quem realmente precisa. 

Além da arrecadação de notebooks, a campanha também está reunindo uma equipe de voluntários para atuar no conserto dos equipamentos. O DAECT, em parceria com o professor Orivaldo Santana, organizou um cronograma de trabalho no laboratorio de robotica da ECT – seguindo todas as recomendações de distanciamento da Organização Mundial de Saúde -. “Sou privilegiada por ter um equipamento para cursar o semestre e entendo que muitos alunos não têm o mesmo privilégio”, afirma Sarah Oliveira, membro do Diretório. Segundo ela, é gratificante participar de uma ação como essas, que ajuda diretamente os alunos. 

Para realizar a doação dos notebooks e/ou trabalhar no conserto, basta entrar em contato com a professora Edna através do número (84)98876-8170, ou do e-mail ednarangel1@yahoo.com.br. 


Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]