ECT e Programa Startup NE impulsiona ecossistemas de inovação do RN

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 11 de abril de 2024

O ecossistema de inovação no Rio Grande do Norte ganha um novo impulso com a segunda fase de aceleração do programa Startup Nordeste. Com o objetivo de fomentar negócios de base tecnológica em estágio inicial, o programa selecionou 9 projetos vinculados à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). Dentre esses colocados, 6 startups estão vinculadas diretamente ao Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgCTI), que se destacam no cenário de inovação, sendo eles: General System Integrated, IndikAI, Sci2Biz, Construcflow, Do Campo à Mesa e EJUP

Para a professora Zulmara Virgínia, docente orientadora de 3 startups no programa, o avanço dessas empresas para a fase de aceleração do projeto é um passo importante para o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado. Segundo ela, o programa tem o potencial de difundir a cultura da inovação e impulsionar o desenvolvimento regional.

Em relação à nova fase do programa, cada empreendedor tem sua própria visão e expectativa. Célia Souza, do IndikAI, destaca a importância da gamificação e inteligência artificial na interação entre restaurantes e clientes. Já Mauro Nogueira, do General System Integrated, ressalta a necessidade de oferecer soluções acessíveis para pequenos estabelecimentos.

Danilo Silveira, da Sci2Biz, enfatiza a missão da startup de tornar o ensino superior mais eficiente e engajador. Francisco Neto, da Do Campo à Mesa, destaca o impacto social e econômico de sua plataforma na comercialização de produtos rurais.

Com essas e outras iniciativas promissoras em ascensão, o programa Startup Nordeste continua a impulsionar a inovação e o empreendedorismo na região, abrindo caminho para um futuro mais próspero e sustentável.

CONHEÇA CADA STARTUP

General System Integrated – Liderado pelo ex-aluno Mauro Nogueira, o GS-2 é uma solução ERP de baixo custo voltada para pequenos bares e restaurantes. Com uma abordagem amigável e de fácil utilização, o sistema visa atender às demandas específicas desses estabelecimentos, incluindo a emissão de NFC-e.

IndikAI – Desenvolvido pela recém-ingressa Célia Souza, o “IndikAI” é um SaaS (Software as a Service) que utiliza inteligência artificial para gamificar a interação entre restaurantes e clientes. A plataforma coleta dados dos clientes de forma eficaz e envolvente, transformando-os em insights valiosos para otimizar campanhas de marketing.

Sci2Biz – Idealizado pelo mestrando Danilo Silveira, o “Sci2Biz é uma edtech que busca tornar o ensino superior mais eficiente e engajador. Utilizando metodologias de design de experiência de aprendizagem, a startup promete revolucionar a forma como o conhecimento é transmitido e absorvido.

Construcflow – Sob a liderança do ex-aluno Raphael Torres, o “Construcflow’ é uma inovação destinada ao setor da construção civil. Com o objetivo de otimizar processos e aumentar a eficiência no gerenciamento de obras, a startup está pronta para transformar o mercado com sua tecnologia patenteada.

Do Campo à Mesa – Encabeçada pelo ex-aluno Francisco Neto, a “Do Campo à Mesa” é uma plataforma que conecta produtores rurais a consumidores, priorizando produtos exclusivos e de alta qualidade. A startup promove transparência e praticidade na comercialização de alimentos, beneficiando tanto produtores quanto consumidores.

EJUP – Escola Jurídica para Profissionais, liderada por Roberto Pivotto Nicodemo, surge como uma proposta inovadora no campo jurídico, oferecendo não apenas conteúdos jurídicos, mas também promovendo a autoridade digital dos professores por meio de pacotes de produção de conteúdo e marketing para advogados. Com um amadurecimento significativo através do programa Startup Nordeste, a EJUP visa preencher lacunas no mercado jurídico, proporcionando soluções abrangentes e eficazes para profissionais da área.