ECT participa do 1º Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 23 de outubro de 2023

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) representou a UFRN no 1º Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte, que aconteceu na última sexta-feira, 20, no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria (FIERN). O encontro teve como tema “O protagonismo da ciência, tecnologia e inovação na transição energética e na qualidade de vida das pessoas”.

Diretora Kaline Melo em apresentação – José Vinicius

Além dos diálogos sobre os avanços mais recentes nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, o fórum foi um espaço de divulgação e demonstração dos avanços que o próprio Estado tem feito nos últimos anos, revelando seus pontos fortes, e teve como público alvo entes do governo, da academia, do setor empresarial, do comércio e demais interessados na temática.

A participação significativa da ECT contou com a presença de sua diretora, a professora Kaline Melo de Souto Viana, que realizou uma apresentação sobre o curso de Ciências e Tecnologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), trazendo dados e perspectivas da graduação e pós-graduação na Escola de Ciências e Tecnologia.

A professora ainda destacou os principais avanços do empreendedorismo na instituição, como o reconhecimento internacional da startup “FacePonto”, projeto ligado diretamente ao PPgCTI. Outras instituições participaram deste painel, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), que apresentaram suas respectivas contribuições para a área de CT&I.

Professores Efrain Pantaleón e Felipe Zumba – Foto: José Vinicius

Posteriormente, os professores da área de Negócios Tecnológicos da ECT, Efrain Pantaleón e Felipe Zumba, participaram da mesa redonda “Os pontos fortes do RN – O que temos e onde queremos chegar”, onde apresentaram o “Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica”, evento previsto para ser realizado em  março de 2024.

O simpósio tem como objetivo engajar os jovens em torno de temas científicos e aumentar a participação popular na 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNCTI), além de promover e valorizar a juventude como agentes de participação social e política, notadamente em torno da construção das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil.

Este primeiro fórum foi uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da UFRN. O evento teve correalização com outras instituições, como a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, FIERN, Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), SEBRAE, FECOMÉRCIO, Instituto Metrópole DIgital, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX | RN), Instituto Santos Dumont (ISD), Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), Banco do Nordeste (BNB) e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).