ECT promove capacitação em fotometria e telescópios

Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 25 de abril de 2023

O projeto de extensão Cometa Nordestino: Popularizando Astronomia e Astronáutica, está oferecendo um minicurso de capacitação sobre fotometria e telescópio para discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal da Bahia (IFBA), e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFES). O curso acontecerá na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), e terá modalidade semipresencial, com aulas transmitidas online para o público das outras instituições. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas via Sigaa.

Serão 3 aulas ministradas pelo professor Leonardo Almeida, com início na próxima sexta-feira (28), com carga horária de 8 horas no total. Durante os encontros, os alunos terão a oportunidade de experimentar tanto a teoria, quanto a prática do uso de um telescópio, além de entender os detalhes da medição da luz emitida por objetos celestes, utilizando o método fotométrico.

O estudo da Astronomia e Astronáutica permite o entendimento sobre os planetas, estrelas e inúmeros corpos celestes. Enquanto a tecnologia dos telescópios proporciona a análise de corpos celestes com detalhes, a técnica da fotometria permite a identificação e classificação das estrelas, evolução das galáxias, identificar a massa de objetos celestes, e até mesmo estudar a atmosfera de planetas que se encontram fora do nosso Sistema Solar, na órbita de outras estrelas.

Cometa Nordestino

O Cometa Nordestino é um projeto de extensão que incentiva a vocação científica nas escolas, com ações itinerantes de divulgação de ciências particularmente relacionadas com a popularização da Astronomia e Astronáutica na região do Nordeste, nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte. As ações consistem em palestras, oficinas, sessões de planetário, exposições e observação astronômica, que favorecem o processo de aprendizagem por meio de um ensino que foge das aulas acadêmicas tradicionais.