ECT tem projetos aprovados em chamada do CNPq

Escrito por: Louise Germano | Publicado em: 27 de outubro de 2022

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) tem dois projetos aprovados na chamada pública nº 36/2022/CNPq/MCTI/FNDCT, edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que busca fomentar projetos de áreas como inteligência artificial, astronomia, astronáutica, entre outras, com recursos superior a 1 milhão de reais. O resultado preliminar, divulgado na última semana, está disponível aqui.

Caravana Espacial: o interior encontrando espaço é o nome dado ao projeto coordenado pelo professor José Henrique Fernandez, que tem por objetivo principal divulgar, popularizar e interiorizar conhecimentos em Astronomia e Astronáutica, em nível regional. O “ônibus espacial” adaptado passará por várias cidades do Nordeste levando experimentos científicos, jogos lúdicos, noites de observações astronômicas e exibições de filmes, sempre usando uma linguagem didática, lúdica e cientificamente precisa. A iniciativa é aberta a vários públicos e propõe, em um período de dois anos, cobrir um total de 30 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão.

José Henrique espera impactar positivamente o público das cidades visitadas com uma experiência que seja ímpar e memorável, contagiando a todos com o “brilho das estrelas”, promovendo inclusão científica e guiando jovens para as carreiras relacionadas ao tema e inserindo todos no fascinante mundo da astronomia e astronáutica.

Já o professor Leonardo Almeida, coordenador do projeto Popularização de Astronomia e Astronáutica como ferramenta de incentivo a vocação científica nas escolas, explica que a proposta pretende popularizar a prática de observação astronômica e conhecimentos sobre Astronomia e Astronáutica para toda a comunidade, através da realização de eventos de divulgação itinerantes nas escolas e cidades dos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia. Dessa forma, esse projeto envolverá a Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS – BA) e o Instituto Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista – (IFBA), num processo de cooperação de instituições do Nordeste.

O professor ressalta que, espera-se ao estimular a abstração, a curiosidade científica, a crítica através de indagações científicas, as práticas da observação e da experimentação, que possamos despertar o espírito científico e tecnológico nos estudantes e na população em geral, ampliando e valorizando o ensino de Ciências. Dessa forma, esperamos encorajar a criação de novas práticas didáticas e pedagógicas no ensino de ciências, garantindo assim um efeito multiplicador que se estenderá às próximas gerações.

“Com os grandes cortes orçamentários sofridos pelas universidades, editais como este são cruciais para consolidar e expandir as ações extensionistas nas instituições de ensino superior (IES). Os financiamentos obtidos nestes editais permitem a aquisição de instrumentos e ferramentas, além de conceder bolsas para estudantes das instituições.  Portanto, esses projetos de extensão podem assim interagir dentro das escolas da educação básica, aproximando a comunidade estudantil dos professores e estudantes do ensino superior” afirma Leonardo Almeida.

O resultado final será disponibilizado no dia 17 de novembro através do site oficial.