Conheça a nova gestão do DAECT

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 13 de dezembro de 2019

No dia 5 de dezembro,  ocorreu a eleição para a gestão que irá representar o Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia (DAECT) durante o ano de 2020. A  chapa “Organizar e Agir” foi a vencedora. O DAECT é a entidade responsável por representar mais de 3.000 estudantes, tem como função organizar e expressar as vontades, os anseios e as posições políticas discentes através de discussões, debates, palestras e reuniões, de forma democrática. O diretório está aberto a todos os que quiserem participar, visando à defesa dos interesses estudantis, ao aprimoramento do ensino na universidade, do sistema universitário e das condições de vida e de lazer dos alunos.

“Devido a falta de integração entre as gestões passadas e os estudantes, tornou-se necessário organizar o diretório e depois agir, tomando medidas em benefício dos alunos”, disse Mayron Farias, presidente eleito. A nova gestão possui um representante de alunos em diferentes lugares na universidade: alunos que recebem auxílio financeiro, bolsistas, monitores, tutores, atletas e também representantes da comunidade LGBTI+, negros e mulheres. Segundo Mayron, é preciso ter todas essas representações para auxiliar na criação de medidas e ações em prol de todos.

O plano de ação da nova gestão é extenso e pretende atender as demandas de todos os alunos, desde os calouros até os que já estão entrando no segundo ciclo. Devido ao grande número de ingressantes por semestre e de alunos em uma sala de aula, o DAECT pretende estar ativo a partir do momento das matrículas no início do semestre, para que o aluno sinta-se acolhido, por meio de eventos e palestras.

A saúde mental dos estudantes que já estão a algum tempo na graduação também é contemplada pela gestão. A equipe pretende facilitar o acesso do estudante aos psicólogos educacionais e divulgar tais serviços, de forma a incentivar a permanência estudantil. A nova gestão também já está buscando parceria com Centros Acadêmicos que representam as engenharias de segundo ciclo.

O DAECT possui cinco diretorias, sendo elas:

Assuntos AcadêmicosMaria vanessa (diretora)

Rutyane Araújo (secretária)

Enelyn Naya (secretária);

• Moab Moam (diretor)
  • Leticia Batista (secretária);

• Beatriz Marques (diretora),
  • Evelyn Beatriz (secretária)
  • Antonio Felipe (secretário);

Esportes e lazer

• Marta Maira (diretora),
  • Iasmim Martins (secretária)
  • Cintia Cristina (secretária);

Finanças

• Sarah Maria (diretora),
  • Geórgia Teresa (secretária)
  • Mikael Medeiros (secretário).

Secretaria geral

• Rafaela Augusta
  • Ferdanda de Brito

• Mayron Farias

Vice-presidente

• Emilyn Freire

Para entrar em contato com a atual gestão:

organizareagirdaect@gmail.com

Telefone:

Endereço:

Sala do Diretório Acadêmico (em frente a sala 1) no primeiro andar, Escola de Ciências e Tecnologia.