Pesquisa do PPgCTI participa do Startup Invest Summit 2021

A ação é uma iniciativa do SEBRAE com a Bossanova Investimento que irá promover uma rodada de pitch com investidores de todo o país.

Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 14 de outubro de 2021

O Faceponto não para de colecionar conquistas. Dessa vez, a startup desenvolvida pelo mestrando Cássio Leandro Rodrigues como projeto de pesquisa no Programa de Pós-graduação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) está entre as 50 empresas selecionadas para o Startup Invest Summit. A ação faz parte da 4ª edição do Startup Summit, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do país, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro. 

O Startup Invest Summit é uma ação de investimentos inédita no país, realizada pelo SEBRAE, principal entidade de fomento ao empreendedorismo no Brasil, em parceria com o Bossanova Investimentos, maior venture capital da América Latina, especialista em investimentos pré-seed e seed. Com essa iniciativa, eles pretendem investir 15 milhões nas 50 startups selecionadas que se apresentarão aos investidores em pitchs de dez minutos. 

Especializada no gerenciamento da jornada de trabalho por meio de georreferenciamento e reconhecimento facial, Faceponto é uma startup criada em 2018 por Cássio Leandro em sociedade com o professor Aquiles Burlamaqui, como um projeto de pesquisa científico-empreendedor no PPgCTI.  Tendo como objetivo o desenvolvimento de ferramentas que facilitem o controle de recursos humanos de uma empresa, o projeto consiste na formulação de um sistema de gerenciamento que utiliza inteligência artificial e possibilita a incorporação de Business Intelligence na sua rotina. Isso é feito por meio da coleta de dados triviais da empresa para a geração de relatórios palpáveis em tempo real que, consequentemente, deixam as relações empregado/empregador ainda mais transparentes. O projeto visa, ainda, melhorar a compreensão estratégica do empreendedor, tornando-o mais competitivo no mercado.

Desde o ano passado o projeto vem recebendo reconhecimento nacional, destacando-se junto com as maiores startups do país. Em agosto de 2020, o Faceponto ficou entre os 100 melhores projetos do Programa MCTI SOFTEX, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em dezembro do mesmo ano, esteve entre os 30 finalistas do Programa Inteligência Artificial/Inovação Aberta (IA²), também do MCTI. Em setembro deste ano, a startup foi selecionada junto com outros nove projetos do país para a fase de mentoria do Capital Empreendedor, também organizado pelo SEBRAE. 

Para Cassio, o Startup Invest Summit 2021 vem coroar essa ascensão do Faceponto em nível nacional, mostrando que “cada vez mais o Rio Grande do Norte tem tecnologia e inovação, suprindo uma dor do mercado não apenas em nível nacional mas também local. E com outros editais e seleções ocorrendo, a startup não deve parar por aí. “Esperamos bons resultados, mostrando mais uma vez que a ciência empreendedora é a mola mestra para impulsionar empresas a nível nacional”, conclui o criador do projeto. 


Minicurso: revisão de matemática básica para Cálculo II

Acontecerá nos próximos dias 13, 15 e 23 de outubro, às 15h, pelo Google Meet, um minicurso de matemática básica ministrado pelo professor Hector Leny, da Escola de Ciências e Tecnologia – ECT/UFRN. Terão preferência nas aulas os alunos que irão se matricular nas turmas 01 e 03 de Cálculo II. No caso de sobrarem […]

Projeto SAIOT abre vagas para bolsistas de Iniciação Científica

O projeto SAIOT (Smart Automation using IoT) trata de automação predial inteligente usando conceitos de internet das coisas. A atividade envolve programação web da parte de front (1 bolsa) e backend (1 bolsa). Atualmente, o projeto tem quatro vagas de bolsista de iniciação científica e as competências exigidas dos candidatos são JavaScript, nodejs, react e […]