Professora da ECT promove projeto de mentoria online

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 24 de agosto de 2020

A Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN conta com uma extensa equipe de apoio didático aluno-aluno. São mais de 130 graduandos atuando como monitores, realizando atendimentos para tirar dúvidas e desenvolvendo outras atividades. Porém, as novas demandas do ensino remoto trazem a necessidade de novos modelos de apoios. É nesse contexto que surge o projeto “Mentoria Virtual: uma oportunidade de apoio à aprendizagem remota”, voltado exclusivamente para discentes do curso de Ciências e Tecnologia.

Idealizado pela professora Lorena Cardoso, o projeto tem como objetivo atender à necessidade de apoio remoto às disciplinas de Vetores e Geometria Analitica, Álgebra Linear, assim como Cálculo I, II e II. “Esperamos impactar positivamente a comunidade da ECT como um todo, por meio da interação e troca de conhecimento entre os alunos que já cursaram e os que estão cursando a disciplina”, afirma Lorena.

Os mentores – alunos que já cursaram as disciplinas mencionadas – realizarão atendimentos virtuais, utilizando um plataformas como Microsoft Teams e Google Meets, para um número limitado e fixo de alunos. Diferente dos atendimentos de monitoria tradicionais, a proposta traz também o plantões durante os finais de semana e, com isso, alunos que trabalham, por exemplo, serão contemplados.

“Vi esse projeto como uma oportunidade de ajudar cada vez mais pessoas a superar dificuldades que eu mesmo tive”, relata Thayla Ferreira, voluntária do projeto. Durante o semestre 2020.5, a graduanda cursou duas disciplinas de forma remota. Segundo ela, as disciplinas tinham um número insuficiente de monitores e não foi possível atender todas as demandas das turmas.

Os alunos interessados em receber apoio poderão fazer as inscrições em breve. O link para cadastro será disponibilizado pelo SIGAA.