Professora publica livro sobre mecânica dos fluidos

A obra busca fornecer uma base sólida aos alunos de nível superior que necessitem de conhecimentos de Mecânica dos Fluidos.
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 11 de outubro de 2022

Capa do livro Mecânica dos Fluidos: uma abordagem voltada ao ensino e aprendizagem em nível universitário. Imagem: reprodução.

Facilitar o aprendizado dos alunos e trazer conteúdos complexos da Engenharia Mecânica com linguagem acessível e próxima do cotidiano é o que busca a publicação “Mecânica dos Fluidos – uma abordagem voltada ao ensino aprendizagem para o nível superior’’, lançada recentemente pela Editora da UFRN (EDUFRN) e de autoria da professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) Camila Pacelly. A obra está disponível gratuitamente para download aqui.

A publicação aborda os temas de mecânica dos fluidos desde o comportamento de fluidos na condição estática, até seu comportamento em movimento, de forma a cobrir todo o conteúdo da atual ementa da componente curricular de Mecânica dos Fluidos do curso de Ciências e Tecnologia da ECT. O livro serve ainda de base para os alunos de outras engenharias, que cursam disciplinas mais avançadas sobre os conteúdos abordados.

Segundo a autora, espera-se que a publicação seja transformadora em termos de comunicação em engenharia, mudando o formato que normalmente os acadêmicos  expõem o conhecimento, com falas extensas nas quais os estudantes se perdem. “A grande diferença ao meu ver é a tentativa de comunicação com o leitor ao longo da obra”.  Este é o quinto livro publicado por Camila e, para ela, o mais importante, pois impacta diretamente no seu trabalho em sala de aula e na formação de futuros engenheiros do Rio Grande do Norte.

Sobre o processo de produção até a publicação final, a professora explica que tudo durou mais de um ano, devido ao trabalho minucioso de criação. “A editoração, ajuste, correção em imagens, concepção gráfica, checar citações, formatar fórmulas, é um trabalho que demora, qualidade requer tempo. Eu poderia ter publicado o livro em outras editoras de processo mais rápido, mas a obra não seria tão bonita e certamente não alcançaria o respaldo que a EDUFRN traz para a publicação”, destaca.

Professora Camila Pacelly. Imagem: Acervo pessoal.

Sobre a autora

Camila Pacelly Brandão de Araújo é graduada, mestre e doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Professora Adjunta da UFRN desde 2019. Atua na disciplina de Mecânica dos Fluidos, para o curso de graduação em Ciências e Tecnologia, e na linha de pesquisa de Processos Químicos e Catálise, com ênfase em Nanomateriais Refratários e Reatores Heterogêneos, para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFRN.