Projeto da ECT une educação, tecnologia e diversão em uma plataforma

O ColabEduc promove o desenvolvimento dos jogos sérios no âmbito educacional Brasil
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 24 de maio de 2023

Um espaço criado para se aprender jogando. Assim foi pensado o ColabEduc, uma plataforma web colaborativa com cursos sobre desenvolvimento de jogos educacionais e uma comunidade no Discord, onde profissionais de diferentes áreas podem colaborar, construir e compartilhar seus projetos e receber os créditos pelas suas criações, que conta, atualmente, com mais de 1000 projetos de jogos, cobrindo mais de 600 habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), Aquiles Burlamaqui, coordena o projeto Desenvolvimento Colaborativo de Jogos Educacionais entre professores da Educação Básica da Rede Pública, do qual o ColabEduc faz parte. “Esperamos em primeiro lugar fomentar a cultura de desenvolvimento de jogos sérios no Brasil. Nossa meta é criar pelo menos um game educacional para cada uma das habilidades da BNCC. O objetivo é que os professores possam complementar qualquer uma de suas aulas com jogos existentes no Colabeduc.”, conta o professor.

Além de Aquiles, o projeto conta com a colaboração dos Professores Rummenigge Dantas (ECT) e Akynara Aglaé (UFERSA), e possui uma equipe executora de aproximadamente 20 alunos, organizados em cinco times principais: Frontend, Backend, GameDev, Curadoria de Games e Criação, que, além de suas atribuições específicas, realizam a divulgação do projeto, seja nas redes sociais ou diretamente com os estudantes.

Alguns dos integrantes da equipe ColabEduc. Arquivo pessoal.

A estudante de Ciências e Tecnologia (C&T), Marcela Freitas, criou junto ao ColabEduc o jogo Sopa de Letrinhas, seu primeiro contato com a programação. Ela criou todo o design do jogo e com a ajuda do professor Aquiles, programou a interação das fases. O jogo ainda não está completo, mas Marcela planeja finalizar. Robson, irmão de Marcela, foi a motivação especial para sua ideia. “O jogo todo foi pensado nele. Meu irmão não conseguiu frequentar a escola por causa da pandemia, e por causa disso ele tinha muita dificuldade em reconhecer as letrinhas. Já que eu teria que construir um jogo educativo, por que não desenvolver um que ajudasse meu irmão?”. Atualmente, Marcela é gerente do time de criação (marketing) e atua cuidando do Instagram do ColabEduc.

A mais recente participante do ColabEduc é a aluna Ana Paula Afra, também de C&T. Ela conheceu a ação através da disciplina de Lógica de Programação. Assim como Marcela, Ana possui uma motivação pessoal para criação de seu projeto. Ela pretende criar um jogo direcionado para crianças dentro do espectro autista, pois tem um sobrinho nessa condição e enxerga as dificuldades enfrentadas pelas escolas, tanto públicas como privadas, ao trabalhar com essas crianças.

Tela inicial do jogo sopa de Letrinhas (1). Em (2), o jogo educacional Pequenos Gênios (2). Imagem: cedida.

O jogo Pequenos Gênios permite o entendimento das matérias básicas do ensino fundamental nos anos iniciais. Ana fala sobre como tem sido o processo de produção. “Está sendo bem difícil, é preciso um conhecimento prévio sobre o assunto, fazendo pesquisas e buscando o conhecimento das pessoas que convivem com essas crianças. Tenho recebido ajuda da minha cunhada e amiga Andreza, que é estudante de pedagogia, mãe de autista e possui alguns cursos acerca do assunto”. Ana quer sensibilizar pessoas, para que tentem mudar a realidade da educação, tornando-a mais acessível e compreensível a todos,  independente das suas especificidades.

Um outro jogo apoiado pelo ColabEduc é o Tortas do chefe, programado pelo estudante Deusimar Teixeira, também aluno de C&T com ênfase em Engenharia Mecatrônica. O game é voltado especificamente para o quarto ano do ensino fundamental para trabalhar conteúdos básicos de matemática, como adição e subtração. Natural do Piauí, Deusimar desenvolveu e disponibilizou uma versão do jogo para um grupo de alunos da Unidade Escolar Maria Natividade Coelho, do município piauiense de Betânia, com a finalidade de coletar feedbacks. Nessa escola, recebeu o apoio da professora Josidalva Raimunda, que atuou como consultora do projeto. Após a experiência, o jogo recebeu melhorias e passou a integrar a plataforma ColabEduc.

Jogo de matemática Tortas do Chefe. Imagem cedida.

As seleções para participar da equipe executora do projeto acontecem semestralmente, via formulário disponível no perfil do instagram. As inscrições para a segunda etapa do projeto começam no dia 23 de maio. Podem se inscrever alunos de Graduação da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) e professores e alunos do ensino fundamental e médio da rede pública.