Simpósio sobre Tecnologia Hipersônica acontece nesta segunda

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 7 de junho de 2023

Desde 2015, a UFRN tem se empenhado em estreitar a cooperação com o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Ministério da Aeronáutica, visando promover a pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em tecnologia hipersônica. Nesse sentido, na próxima segunda-feira, 12 de junho, acontece o Simpósio de Estudos em Tecnologia Hipersônica, promovido pela Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPgEA), vinculada a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), em parceria com a Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM). O evento será no Auditório do CTEC, aberto ao público, com inscrições via Sigaa até o dia 11 de junho.

O objetivo da atividade é divulgar as pesquisas realizadas na área, entre elas, o estudo numérico da combustão supersônica em um demonstrador da tecnologia scramjet, em parceria estabelecida entre a UFRN e o IEAv,  o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e a Universidade de São Paulo (USP). O evento também será transmitido de forma remota para outras universidades que fazem parte da Rede Nordeste Aeroespacial.

O professor George Marinho, docente do PPgEA e organizador do evento, espera agregar interessados em tecnologia aeroespacial, atrair novos talentos para atuar na Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de prestar contas à comunidade sobre investimentos de recursos públicos. “Os pesquisadores que participarão do evento buscam conquistar apoio institucional para dotar a UFRN de uma ferramenta laboratorial (tubo de choque) que permita realizar pesquisa em hipersônica experimental, fato que colocará a UFRN em um novo patamar de desenvolvimento científico e tecnológico.” finaliza o professor.

O simpósio servirá como prévia do evento internacional 2nd Brazilian School on Hypersonic Airbreathing Propulsion, que tem previsão para acontecer em fevereiro de 2024, no Centro de Tecnologia da UFRN.